Já passou algum tempo desde que a Microsoft anunciou o Windows 11 e na realidade até já tivemos direito a algumas builds de desenvolvimento. A juntar-se a tudo isso na última semana saiu a versão beta que está bastante mais estável. No entanto, as questões com a última versão já começaram. Curiosamente os problemas não estão propriamente no Windows 11 Beta mas sim no facto das pessoas não conseguirem mudar do canal dev para o canal beta. Escusado será dizer que assim se torna muito complicado testar! Mas esta não é a única questão. É que é agora na transição para esta versão que a questão dos requisitos se faz mesmo sentir.
Windows 11 Beta: agora é que os problemas começaram!
Já houve muitas queixas acerca dos requisitos que a Microsoft exigiu para o Windows 11. Isto porque deixam muitos computadores de fora. Ora quando a Microsoft lançou as versões Dev foi simpática o suficiente para permitir às pessoas uma instalação sem limitações. Aliás li muitos comentários a reportarem que tinham instalado o Windows 11 sem complicações. Mesmo sem os requisitos necessários. Mas a nova versão beta já está muito próxima da versão final. Assim a Microsoft não teve outra escolha senão começar a aplicar essas regras.
Neste momento, o Windows 11 suporta os processadores Intel de oitava geração ou superiores e os AMD Zen 2 ou superiores. Do lado do ARM, temos os Qualcomm 7/8. Ou seja, computadores antigos ficam de fora.
Entretanto o seu computador será verificado antes da instalação através do Windows Update. Caso as coisas não corram bem e infelizmente não vão correr para a maioria das pessoas, surge um erro de compatibilidade.
A Microsoft explicou que compreende a frustração dos utilizadores por não poderem instalar o Windows 11. No entanto querem garantir o máximo de qualidade.
Isto não devia ser uma surpresa mas está a ser
Esta situação não deveria ser uma surpresa uma vez que a Microsoft até foi clara a explicar a situação dos requisitos. Seja como for qualquer pessoa quis instalar o Windows 11 sem pensar nisso. E o pensamento foi este. Se eu instalei esta versão e tudo até está a funcionar bem então não devo ter mais problemas. É lógico. A questão é que não foi assim.
É importante mudar-se para a versão beta e só não irá mudar quem tem problemas com o canal beta do Windows 11
Algumas pessoas podem pensar que mais vale deixarem-se estar no canal Dev. Não é que haja nenhum problema com isso. No entanto, ao mudarem para o canal Beta vão beneficiar de versões muito mais estáveis. De facto, isto é algo que a Microsoft até recomenda.
Embora polémica, esta ideia da Microsoft tem uma razão de ser
Aqui vou estabelecer uma comparação com o sistema operativo da Apple que talvez possa ajudar a explicar o que quero transmitir. As coisas funcionam normalmente muito bem com o macOS. Isto porque não corre em centenas de configurações de hardware diferentes. No caso do Windows ele tem de correr em milhões de máquinas com características diferentes. Ora isto aumenta largamente a possibilidade de ocorrerem bugs e outras falhas.
Ao limitar-se as máquinas em que o Windows 11 corre e sobretudo ao deixar-se muito hardware de fora, é fácil a Microsoft concentrar-se no hardware que importa e a prevenir vários bugs. Coisa que aliás aconteceu nos últimos updates do Windows.
Mas não é só isto
O Windows 11 está muito focado na segurança e como tal necessita de determinados requisitos para a garantir. O arranque seguro e o TPM são alguns dos exemplos.
Entretanto foi confirmado que os métodos habituais de contornar o sistema para se conseguir a instalação não funcionam. Ou seja, os truques no registo e afins não vão fazer nada.
Claro que as pessoas não estão contentes com isto. Afinal de contas, tudo o que é limitador, ou exclusivo, acaba sempre por causar alguns problemas. É por isso que muitas pessoas dizem que o Windows 11 será o próximo Windows 8.
Seja como for os requisitos de instalação do Windows 11 serão ultrapassados através de imagens ISO especiais. Ainda assim isto significa que métodos como o Windows Update, Media Creation Tool, Registo e outros não vão funcionar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!