Windows 11: as atualizações automáticas vão mudar!

Nas versões preview do Windows 11 a Microsoft adicionou uma novidade chamada Update Stack Packages. Ao contrário das atualizações normais, estas incluem uma coleção de melhorias críticas e componentes que vão tornar os vários lançamentos de updates para o Windows menos disruptivos. Neste momento não se sabe com detalhe como é que tudo vai funcionar. O que sabemos é que as atualizações automáticas para o Windows 11 vão sofrer uma grande alteração. Escusado será dizer que quem vai beneficiar com isso somos nós.

Windows 11: as atualizações automáticas vão mudar!

Como disse acima ainda não há informações detalhadas acerca da forma como estes pacotes de atualização vão funcionar. No entanto, podem patrocinar uma utilização mais modular. Ou seja, num momento chegam updates que melhoram aspetos relacionados com o design. Noutra correções para a app definições. Depois melhorias na barra de tarefas e por aí fora.

patch tuesday 2022

Estes pacotes chegam automaticamente fora dos lançamentos normais. Os utilizadores vão perceber que eles foram instalados quando verificarem os updates.

Quando é que chegam estes pacotes especiais?

À partida será antes dos updates mensais ou dos denominados feature updates. Eventualmente vão ajudar a garantir também que o computador está preparado para receber as atualizações e vai continuar estável.

Neste momento e como refere o site Windows Latest, os Stack Packages estão limitados a um pequeno conjunto de updates. No entanto, no futuro tudo deverá mudar. De facto até é provável que este tipo de updates substituam as atualizações mais tradicionais. Teremos assim um sistema que garante menos falhas.

Os Update Stack Packages estão disponíveis através do Windows Update tal como as atualizações cumulativas. Tudo isto está disponível em definições > Windows Update.

Mas há mais novidades ao nível das atualizações. Por exemplo, a app de Definições foi atualizada para disponibilizar mais opções para gerir os updates.

Neste momento se queremos remover updates temos de ir à página de atualizações no painel de controlo. Com o Windows 11 22H2 esta opção passa a estar disponível na app de definições.

Parece que a Microsoft está mesmo a dar os passos certos com o Windows 11.

A Microsoft parece estar a ter muito sucesso com o Windows 11. Isto apesar de alguns problemas adicionais. Quem revela isto é a empresa AdDuplex que revelou a taxa de utilização para o mês de Janeiro que ainda não acabou mas está quase no fim. Nos dois meses desde o último relatório, ou seja, desde Novembro, o Windows 11 duplicou a taxa de utilização para os 16.1%. Em Novembro era de 8.6%. Ou seja, no que diz respeito ao Windows 11 a Microsoft acertou mesmo em cheio!

Esta análise é baseada nos dados recolhidos a partir de 60 mil computadores que correm apps que contêm o AdDuplex SDK v.2. Claro que pode não ser uma amostra muito grande. No entanto, dá sempre uma boa ideia do que se está a passar com a adoção dos sistemas operativos. Entretanto, um disclaimer. Uma vez que neste momento só as apps que estão no Windows 10 e Windows 11 é que podem utilizar o AdDuplex SDK não há dados relativos ao Windows 7 ou Windows 8.

Windows 11 cheio

Seja como for e olhando para os valores temos uma taxa de utilização muito boa para o Windows 11. De facto, está em linha com o que a Microsoft afirma, ou seja, que a adoção do novo sistema operativo foi bastante mais rápida do que se esperava. E há uma razão para isto ser impressionante!

É que muitos computadores com Windows 10 não estão de acordo com os requisitos pedidos para o Windows 11.

Isto devia provocar o caos ao nível da taxa de adoção. Mas felizmente para a Microsoft não é o que se está a verificar.

Para além do Windows 11, também vemos que a versão 21H2 do Windows 10 cresceu significativamente. É a versão mais utilizada do Windows 10 com 28,6%, mas ainda assim representa uma grande queda face aos 36,3% de novembro. Isto por culpa das mudanças para o Windows 11. A versão 20H2 do Windows 10 também caiu de 31,8% para 26,3%, pelo que cada vez mais utilizadores estão a saltar para as versões mais recentes do Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também