A Microsoft lançou a atualização cumulativa opcional de Maio de 2023 para o Windows 11, versão 21H2, que corrige problemas de áudio e outros relacionados com a instalação da impressora. Assim se por algum motivo reconhece estas situações atualize já. Caso contrário pode esperar pelo próximo mês, altura em que este update passa a ser obrigatório.
Windows 11: já disponível a atualização de Maio de 2023!
A KB5026436 é uma versão mensal de pré-visualização concebida para permitir aos administradores do Windows testar melhorias que serão incorporadas na próxima versão do Patch Tuesday de Junho de 2023.
De acordo com a Microsoft e conforme referimos acima a atualização aborda um problema encontrado por algumas impressoras durante a instalação quando se ligam automaticamente ao Wi-Fi.
Entretanto também corrige um problema de reprodução de áudio que ocorre apenas em dispositivos equipados com processadores específicos e um problema de Bloco de Mensagens (SMB) que impede os utilizadores de aceder a pastas partilhadas SMB devido a “Recursos de memória insuficientes” ou “Recursos de sistema insuficientes”.
Também é importante notar que esta atualização mensal é opcional e, ao contrário das versões Patch Tuesday, não inclui quaisquer correções relacionadas com a segurança.
Para instalar a versão KB5026436, os utilizadores podem verificar as atualizações opcionais dentro dos updates automáticos. Mas também podem transferi-la a partir do Catálogo do Microsoft Update.
Entretanto para além das duas situações principais que referimos acima há mais algumas coisas importantes para alguns utilizadores.
Por exemplo, a atualização resolve um problema que envia avisos de expiração de palavra-passe inesperados aos utilizadores. Ao mesmo tempo aborda um problema que afeta o Serviço do Subsistema de Autoridade de Segurança Local (LSASS).
De momento ainda não foram reportadas quaisquer situações relacionadas com esta atualização. No entanto também ainda é muito recente para isso. Dito isto, talvez não seja má ideia esperar um pouco antes de instalar esta atualização. Assim espera pelo feedback e não corre riscos desnecessários.
Se algo correr mal pode sempre reverter
Na pesquisa comece a escrever atualizações. Entretanto do lado esquerdo escolha a opção Ver o Histórico de atualizações e do lado direito clique em Abrir.
Entretanto na nova janela temos de dar um clique na opção desinstalar aplicações.
A seguir é só encontrarmos a última atualização, darmos um clique por cima dela com o botão direito do rato e escolhermos desinstalar. Ela será removida e já não deverá dar mais problemas.
No entanto antes de reverter uma aplicação é preciso olhar para algumas coisas. Por exemplo, convém ter a certeza que foi mesmo a atualização a causar o problema.
Como verificar se uma atualização pode estar com problemas?
Neste caso o Google pode ser o melhor amigo. As atualizações têm sempre um nome de código, como pode ser visto na janela acima. Imaginemos que se trata da KB2899375. Se procurarmos na Google por esse nome de código vamos conseguir ter um feedback quase imediato se há algo errado ou não. É que quando há problemas num update a Internet enche-se de comentários nos próprios fóruns da Microsoft e também no Reddit. Isto já para não falar dos fóruns da especialidade. Assim se fizer uma pesquisa e encontrar publicações de utilizadores zangados já sabe que o problema está de facto no update. Caso contrário pode tratar-se apenas de uma coincidência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!