Com esta app o Windows 11 só precisa de 196MB de RAM!

Se olharmos para os requisitos mínimos do Windows 11 percebemos que quem pretende mudar de sistema operativo deve garantir que os seus computadores têm pelo menos 4GB de memória RAM. Isto para não falar de outras aplicações. No entanto, a verdade é que descobriu-se que é possível executar o Windows 11 num sistema com quase 21 vezes menos memória do que o mínimo. Tudo isto se deve a uma app muito especial que até lhe permite correr a nova versão do sistema operativo da Microsoft em máquinas não suportadas. Mas afinal como é possível deixar o Windows 11 a necessitar apenas de 196MB de RAM?

Com esta app o Windows 11 só precisa de 196MB de RAM!

Colocar o Windows 11 numa máquina com 196MB de RAM foi possível através do tiny11 de que já falámos na Leak. É sem dúvida uma grande aplicação. É que na prática remove os componentes desnecessários para desbloquear o sistema operativo, reduzir o tamanho para menos de 8GB, e reduzir os requisito de memória para apenas 2GB. Seja como for na realidade até basta muito menos do que isso para este sistema funcionar.

Seja como for muitos poucos vão querer utilizar um PC com Windows 11 e 196MB de arranque. É que o arranque do sistema operativo leva cerca de 30 minutos. Para além disso temos, a seguir, de esperar mais 15 para conseguirmos abrir o Gestor de Tarefas como mostrou o utilizador Xeno no Twitter.

Seja como for e apesar dos atrasos o sistema operativo permanecer num estado relativamente funcional é sem dúvida impressionante.

Mas afinal o que é isto do Tiny11? 

o Tiny11 é a versão original do Windows 11 22H2 sem muitas das coisas que na realidade não fazem falta. Esta versão requer apenas 8GB numa unidade, funciona em sistemas com 2GB de RAM, e não precisa dos tais módulos TMP e outros que tais. Um aspeto interessante é que até consegue fazer sem problemas o upgrade do Windows 10 para o Tiny11.

Tiny11: este é o Windows 11 mais leve para todos os PCs

Dito isto, o Tiny11 fornece apenas os componentes necessários, tais como ferramentas de acessibilidade, Windows Terminal, Microsoft Store, Calculadora, Bloco de Notas e Paint. Assim não existe Microsoft Edge, o que é uma coisa boa. Não porque este browser seja mau. Até pelo contrário. A questão é que pode instalar o browser que deseja sem o sistema operativo estar a implorar para ficar com o Edge. Além disso, o Tiny11 funciona com contas offline por defeito. No entanto claro que pode também utilizar uma conta Microsoft.

Tiny11: este é o Windows 11 mais leve para todos os PCs

No geral, o sistema operativo tem tudo o que um utilizador necessita para uma utilização diária do computador em qualquer hardware. Como vantagem consome menos recursos e não requer o hardware mais recente. É claro que a instalação de um ISO do Windows 11 modificado tem sempre riscos potenciais, por isso, proceda com cuidado. Outra coisa a ter em mente é que ainda precisa de uma chave válida para ativar o Tiny11. Está disponível para download neste site.

Entretanto se não quer o Windows 11 mas pretende o Windows 10 nos mesmos moldes também não há qualquer problema. Pode optar pelo Tiny10 e ter acesso a todas as coisas que referimos acima só como tendo por base o Windows 10. Está disponível nesta ligação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também