Não há nada mais frustrante do que ter um computador a encravar sem aviso prévio ou explicação. Infelizmente, todos passamos por isso numa ocasião ou outra. Pode ser resultado de várias coisas, e a forma de resolvermos pode demorar a chegar. Ou melhor, a ser encontrada. No entanto tudo tem solução e vamos dizer-lhe o que deve fazer se tem um Windows 11 a encravar.
Windows 11 a encravar? Veja como resolver agora mesmo!
Quando uma aplicação é a responsável
Em alguns casos uma aplicação pode ser a principal responsável por o sistema operativo estar a encravar. É verdade que normalmente estas questões estão mais relacionadas com falhas no próprio sistema operativo. No entanto, uma aplicação com vários privilégios também pode dar origem a este problema. A questão é que na maioria dos casos ainda conseguimos aceder ao gestor de tarefas.
Assim tudo o que temos de fazer é recorrer a boa e velha combinação de teclas CRTL+ALT+DEL.
Depois temos de ver no gestor de tarefas qual a aplicação que está a encravar todo o sistema. Normalmente será fácil de identificar. Isto porque deve estar a ocupar 100% de CPU.
A seguir só temos de dar um clique com o botão direito do rato por cima da aplicação e escolhermos a opção Terminar Tarefa.
Terminar sessão quando o gestor de tarefas não responde
Se por algum motivo recorreu ao menu CRTL+ALT+DEL e não consegue aceder ao gestor de tarefas não há qualquer problema. Dito isto, em vez de escolher essa opção opte por Terminar Sessão.
Mudar a resolução do ecrã pode ajudar o Windows 11 a deixar de encravar
Pode parecer algo parvo. No entanto, o Windows 11 tem diferentes requisitos de hardware comparativamente ao antecessor. Dito isto, apesar da sua resolução atual ter funcionado bem no Windows 10, dependendo do hardware gráfico, pode estar a levar a falhas.
Experimente mudar e veja se resolve o problema.
Verifique a temperatura do processador e da placa gráfica
Se o seu computador com Windows 11 continuar a reiniciar quando estiver a jogar, ou quando utilizar software que puxa mais pela máquina como o Photoshop ou o Illustrator, o hardware pode ficar demasiado quente. Na maior parte das vezes, é a temperatura do processador ou da placa gráfica que fica muito alta e o Windows tem de reiniciar o sistema para proteger o hardware.
Normalmente, o hardware sobreaquece quando está a executar muitas aplicações e a utilizar muitos recursos. Pode verificar a temperatura do CPU e se parecer fresco o suficiente, olhe para a gráfica também.
Se notar que o hardware atinge temperaturas elevadas assim que iniciar o computador, poderá estar a lidar com um sistema de arrefecimento defeituoso. Neste caso, deve levá-lo a um serviço profissional ou então se tiver conhecimentos para isso mudar o sistema de arrefecimento e verificar o estado da massa térmica.
Desative o overclock ao seu computador
Se não sabe do que estamos a falar então eventualmente não fez overlock ao seu PC. No entanto se o fez claro que está a levar os componentes ao limite. É verdade que o desempenho é melhor. No entanto pode dar origem a problemas. Especialmente se não mudou o sistema de arrefecimento para dar reposta a isto.
Se o seu sistema reiniciar aleatoriamente, deverá revertê-lo para o estado original desinstalando qualquer software de overclock. Depois verifique se o problema ficou resolvido.
Analise o seu computador para o Windows 11 deixar de encravar
Em alguns casos este problema pode estar relacionado com um vÃrus que entrou no computador. Dito isto, abra o menu de definições. Depois vá a privacidade e segurança. A seguir escolha Segurança do Windows. Depois clique em Abrir a Segurança do Windows.
Do lado direito escolhe Proteção contra vÃrus e ameaças e clique em Análise Rápida.
Atualize a placa gráfica
Uma placa gráfica com drivers desatualizados pode levar a todo o tipo de problemas, incluindo um computador a reiniciar. Assim é boa ideia verificar qual é a sua placa gráfica e atualizar os drivers para a última versão. A maioria do software da Nvidia, AMD ou Intel faz isto automaticamente.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!