Como deve saber, as funcionalidades de upscalling andam a revolucionar o mundo dos videojogos moderno, ao permitir alcançar novos níveis de performance sem sacrificar a qualidade visual! Aliás, em alguns jogos e tecnologias de upscalling, é até possível ter uma maior performance, ao mesmo tempo que também se alcança uma maior qualidade visual.
É muito por aqui que várias placas gráficas modernas apostam menos na performance pura e dura, para apostar cada vez mais no software. Uma estratégia estranha, que não está a resultar mal para a NVIDIA e AMD.
Uma estratégia que pode vir a resultar ainda melhor nos próximos tempos, graças a uma ajuda da Microsoft.
- LINK
Windows 11 24H2 vai trazer Super Resolução para todos!
Portanto, um leak recente de informações aponta para uma Microsoft pronta a explorar a integração de soluções de upscaling para todo o tipo aplicações na próxima atualização do Windows 11 (24H2).
Aliás, apesar do facto de a funcionalidade ainda estar incompleta, alguns utilizadores das versões insider do Windows já encontraram algumas referências, bem como o botão que vai servir para o ativar. Onde está? Nas definições (Sistema -> Ecrã -> Gráficos), com o nome de Super Resolução Automática.
O que vai mudar?
As possibilidades são quase infinitas. Um exemplo está nos leitores de multimédia, que podem beneficiar da super-resolução sem estarem dependentes de compilações de aplicações específicas que suportem a super-resolução de vídeo RTX ou a super-resolução FidelityFX. Outro exemplo seriam os jogos, que funcionam como uma alternativa à Super Resolução Radeon e ao NIS.
Entretanto, vale a pena salientar que a funcionalidade está atualmente disponível na versão 24H2 do Windows 11. Uma atualização que deve ser lançada de forma oficial ainda este ano.
Em suma, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Potencialmente revolucionário? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!