O Windows 11 24H2 é a atualização mais recente da Microsoft para o sistema operativo do PC. Oferece uma série de melhorias nas funcionalidades existentes e introduz muitas novidades. Se por um lado tudo isto é muito bom, por outro continua a existir algo de errado com o 24H2. Na prática, ocupa demasiado espaço, para além daquele que tecnicamente seria necessário. Felizmente há uma app que deixa o Windows 11 24H2 em dieta. Chama-se Tiny11core maker e vale mesmo a pena utilizar. Na prática o Windows 11 24H2 pode ficar a ocupar metade do espaço!
A Microsoft gosta de incluir muitas aplicações e serviços no seu sistema operativo. No entanto elas não são úteis para todos os utilizadores e muitas pessoas gostam de se livrar delas. Para esse efeito existem ferramentas de terceiros que podem ser utilizadas para eliminar este bloatware, e o Tiny 11 é uma dessas ferramentas.
Para quem não está familiarizado com o Tiny 11, é uma ferramenta não oficial que permite escolher as aplicações e serviços que quer manter no Windows 11 e livrar-se do resto. Numa publicação nas redes sociais, o criador do Tiny 11, NTDev, anunciou que a ferramenta funciona agora no Windows 24H2. Por isso, se está cansado de ver o Windows 11 a pesar demasiado no seu computador, pode agora fazer alguma coisa.
Dependendo do quanto quer cortar da sua experiência com o Windows 11, é possível reduzir o sistema operacional para mais da metade do seu tamanho. Só para referência, o ISO original do Windows 11 pesa um pouco mais de 5 GB.
Uma mudança na atualização
O Windows 11 24H2 tem muitas coisas boas, e uma das alterações menos conhecidas é o “ponto de verificação de actualizações cumulativas”, que tenta reduzir o tamanho dos pacotes de atualizações mensais. Mas há outra alteração interessante, que pode tornar o seu PC mais rápido. Depois de atualizar para o Windows 11 24H2, irá reparar que a atualização do Windows ocupa muito menos recursos.
O programa de atualização do Windows 11 sofreu muitas alterações para reduzir o tamanho geral do pacote e os tempos de instalação. A Microsoft publicou um novo relatório citando como a versão 24H2 melhora a eficiência da atualização para os utilizadores, aliviando-os assim de longas esperas de instalação da atualização.
No documento oficial, a Microsoft explicou como utiliza diferenciais inversos e avançados, resultados de análise de cache e alocação dinâmica de RAM para acelerar o processo de atualização. Em vez de descarregar sempre o pacote completo, compara os ficheiros em falta. Também repara os manifestos corrompidos e apenas descarrega e instala os ficheiros de atualização necessários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!