O Windows 11 24H2 tem sido notícia por duas razões: melhor desempenho ou novos problemas. No entanto acontece que o Windows 11 23H2 também ficou com alguns problemas novos após a recente atualização cumulativa mensal. A Microsoft confirmou que o KB5044285 (correção obrigatória) e o KB5044380 (correção opcional) estragam as ligações SSH, mas existem também alguns outros problemas.
Windows 11 23H2: problemas no explorador de ficheiros
Antes de falarmos sobre o problema conhecido relacionado com o SSH, vamos falar de um erro do Explorador de Ficheiros. Trata-se de algo que ainda não foi reconhecido pela Microsoft. Antes da atualização KB5044285 do Windows 11, o Windows permitia-lhe adicionar etiquetas a ficheiros como JPG, MP3 e MP4 através do separador Detalhes nas propriedades do ficheiro.
Quando escrevia no campo Etiquetas e introduzia alguns caracteres, aparecia uma lista pendente com sugestões baseadas em etiquetas utilizadas anteriormente. Após a atualização do Windows 11 de outubro de 2023, a lista pendente de etiquetas não aparece quando introduzimos as primeiras letras na caixa de entrada respetiva no separador Detalhes da caixa de diálogo Propriedades do Ficheiro. Após cerca de três caracteres, é suposto aparecer uma lista pendente com caixas de verificação, para que possa selecionar a etiqueta que pretende.
Mas isso já não acontece após as actualizações do Windows 11.
Algumas pessoas tentaram reconstruir o índice (que inclui os ficheiros com as etiquetas existentes) e isso também não resolveu o problema.
Entretanto existe outro erro em que alguns utilizadores não conseguem substituir a imagem frontal da pasta por uma imagem em branco ou inferior para ver a pré-visualização completa das miniaturas.
Não está claro se a Microsoft está ciente dos erros e pretende corrigi-los numa versão futura do Windows 11.
Falha também no OpenSSH
Para além disso as pessoas que instalaram o Windows 11 KB5044285 estão a deparar-se com um bug em que o OpenSSH não consegue iniciar, o que impede o início de ligações SSH.
Numa atualização do documento de suporte, a Microsoft admitiu finalmente que está a par de um erro que causa falhas na ligação SSH, em que o serviço falha sem um registo detalhado.
A Microsoft admitiu que o problema afecta as edições para empresas, educação e IoT (Internet of Things). Quanto ao resto das versões nada se sabe. No entanto a gigante de Redmond está a investigar o problema.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!