A Microsoft está a enviar mais um e-mail a alertar os utilizadores do Programa Insider do Windows acerca das novas versões preview que vão começar a chegar ao Dev Channel que é como quem diz o canal de desenvolvimento. Apesar de o motivo não ser mencionado no e-mail, sabemos que se deve ao iminente teste da próxima grande versão do Windows 11 23H2.
Microsoft prepara Windows 11 23H2 e lança novo aviso!
O Windows 11 será atualizado uma vez por ano com novas funcionalidades. Ainda este ano, a Microsoft lança a atualização de aniversário (primeira atualização) do sistema operativo denominado “versão 22H2”.
Enquanto os testers que estão no Canal Beta continuarão a receber novidades da versão 22H2, os do Canal Dev serão transferidos para outra fase. Isto para ajudarem a moldar a versão 23H2 do Windows 11 e futuras versões.
Lembro que estamos a falar do Canal Dev, que não está ligado a nenhuma versão em particular. No entanto, daqui para a frente tudo vai incidir muito na versão 23H2 do Windows 11.
É claro que a versão 23H2 do Windows 11 ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento. Assim não haverá grandes novidades inicialmente. Para além disso os utilizadores vão encontrar um monte de falhas, incluindo erros críticos de Blue Screen em alguns casos.
Se não quiser testar estas builds tem de se mudar para o Canal Beta o mais rápido possível.
Mas este não é o único alerta que a Microsoft está a enviar aos utilizadores.
Quem já utiliza o sistema operativo da Microsoft há muito tempo, provavelmente já reparou numa coisa chamada .NET Framework. Aliás, ele aparece algumas vezes no Windows Update ou durante o processo de instalação de determinadas aplicações. De facto, muitas apps necessitam dele para funcionar corretamente. Isto porque inclui uma coleção de código que os programadores podem chamar ao criar as suas apps.
Ou seja, o .NET Framework é mesmo necessário para que determinadas aplicações funcionem. Infelizmente, uma atualização cumulativa aparentemente criou problemas no .NET Framework do sistema operativo e algumas aplicações estão agora a falhar. Isto acontece a quem instalou o KBB5012643 para a versão 21H2 do Windows 11.
Entretanto, alguns utilizadores viram também problemas no modo de segurança e na instalação, bem como o Ecrã Azul da Morte ao instalar esta atualização opcional específica. Como os posts do Feedback Hub destacam, existem relatos online que documentam vários problemas na mais recente atualização do Windows 11 como refere o site Windows Latest.
Felizmente, esta falha não afeta todas as apps baseadas no .NET Framework 3.5. De facto só algumas. Seja como for não existe, para já, uma lista de aplicações afetadas. No entanto, se tem dificuldades em lançar apps no Windows 11, agora sabe porquê.
A Microsoft já deu uma solução temporária. Remover o patch.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!