A Microsoft confirmou recentemente um problema com a Atualização do Windows 11 2022 que pode abrandar as transferências de ficheiros. O bug afeta ficheiros com vários GB e pode reduzir a operação em até 40%. Dito isto, o problema das transferências de ficheiros é mesmo específico da atualização do Windows 11 2022.
Windows 11 2022 atrasa as transferência de ficheiros!
Isto é sem dúvida um problema que ninguém quer ter. É que a maioria das pessoas lida com ficheiros de grande dimensão. Sobretudo quem faz muitos downloads. É que, de facto, um atraso de 40% é realmente muito tempo.
Por exemplo, um ficheiro que leve 15 minutos a copiar, na prática passa a demorar mais 6 minutos. Ou seja, mais 6 minutos de espera.
Esta má notícia chega depois dos outros problemas que ocorreram com os jogos e também com as impressoras.
No entanto também há boas notícias já que esta versão combate muito melhor o phishing.
O site Bleeping Computer analisou recentemente a funcionalidade de Proteção de Phishing Melhorada que vem com a Atualização do Windows 11 2022 e vale realmente a pena.
Logo à partida a mais recente novidade da Microsoft, quando ativada, alerta as pessoas quando digitam a sua palavra-passe num website ou aplicação insegura.
Mas esta não é a única novidade. Embora não seja considerada uma boa forma de armazenar palavras-passe, algumas pessoas criam uma lista das informações de login em programas como o WordPad ou o Notepad. As novas funcionalidades de proteção de phishing no Windows 11 2022 Update mostra um aviso quando um utilizador tenta armazenar as suas passwords num local inseguro.
Nos testes realizados pelo Bleeping Computer, a funcionalidade emitiu avisos ao tentar armazenar senhas em várias aplicações, incluindo o WordPad e o Word 2019. No entanto não avisou de nada quando as pessoas as guardaram no OneNote, Excel ou Notepad2. São omissões surpreendentes para já. Ainda assim isto muda no futuro.
Para terminar, temos também a opção de alertar um utilizador acerca da reutilização de passwords. Dito isto, avisa uma pessoa se tentar usar a sua palavra-passe do Windows noutros sites. De facto, ter a mesma palavra-passe em várias contas é inseguro porque se um intruso conseguir obter uma das suas palavras-passe, pode então aceder às suas outras contas.
A nova funcionalidade de proteção de phishing neste momento só está disponível na Atualização do Windows 11 2022, que se encontra a ser lançada gradualmente.