Há algumas semanas, um utilizador do Twitter chamado Gustave Monce conseguiu instalar e executar uma versão pré-lançamento do Windows 10X num antigo smartphone Windows Phone. Apesar de não funcionar a 100%, foi algo muito importante. Isto porque deu uma ideia de como o novo sistema vai funcionar em dispositivos com ecrãs tão pequenos como 5.7 polegadas, o que é o caso do Nokia Lumia 950 XL. Mas na realidade serviu para muito mais. É que este utilizador referiu que o Windows 10X tem um indicador de “câmara em utilização” sempre que a mesma é ativada.
Windows 10X vai avisá-lo se a câmara estiver a ser usada!
À semelhança do que se pode ver em alguns dispositivos Android ou iOS, este indicador surge ao lado dos indicadores Wi-Fi e Bateria. O Windows 10, por outro lado, atualmente apenas inclui um indicador para o microfone. No entanto, talvez possamos ver o mesmo indicador a ser incluído em todas as versões em breve.
Mas há mais novidades. A versão do Windows 10X que escapou para a Internet mostra que a Microsoft vai redesenhar o centro de acção, o menu iniciar e a barra de tarefas nos PCs com um único ecrã. Refiro isto porque no Windows 10X o centro de acção foi desenvolvido para se adaptar a todas as situações, incluindo dobráveis e tablets.
O centro de acção está realmente muito bom no Windows 10X. De facto, está tão bem feito que nos dá a sensação que o sistema atual de definições rápidas do Windows 10 está ultrapassado.
No entanto, tecnicamente é baseado na mesma abordagem, mas com um design diferente.
No Windows 10X continuamos a poder aceder às definições rápidas, como Bluetooth, Wi-Fi, Definições, Rede, Localização, entre outras.
Mas há mais novidades. O centro de acção consegue agora agrupar notificações e muito mais.
Entretanto a Microsoft também parece estar a testar um novo sistema de controlo multimédia que vai aparecer quando uma app está a reproduzir conteúdos áudio e vídeo.
Entretanto pode continuar a utilizar o botão direito do rato para personalizar o Centro de Acção ou pode saltar para a app de definições. Por outro lado, existe um botão de limpar tudo no painel de notificações como refere o Windows Latest.
Existe entretanto outra alteração. Ao contrário do Windows 10, o centro de acção no Windows 10X também funciona como barra de tarefas. Isto significa que é nele que pode gerir as opções de energia e o perfil do utilizador.
Por outras palavras, a Microsoft removeu as opções de energia do sítio antigo e colocou-as no centro de acção.
Será que este centro de acção vai chegar ao Windows 10?
Existe a possibilidade que o Windows 10 receba o centro de acção a partir do Windows 10X, eventualmente com o update 21H2.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!