Quando o Windows 10X foi anunciado em 2019, a Microsoft prometeu que este sistema operativo seria capaz de correr apps standard Win32. Isto é sem dúvida uma boa notÃcia já que não era possÃvel fazê-lo no Windows RT. No entanto, tem sido reportado que a primeira versão do Windows 10X não teria a capacidade de correr estas apps. Deste modo as pessoas teriam de ficar presas à s aplicações baseadas na web e UWP.
Afinal o Windows10X vai mesmo suportar apps do Windows 10!
No entanto, uma nova build do Windows 10X que acaba de chegar à Internet sugere que o novo sistema operativo vai de facto conseguir correr estas aplicações. De facto, até está presente uma definição que que permite carregar apps não assinadas.
Como se pode ver na imagem abaixo, a Microsoft criou uma página de definições dedicada para esta tecnologia. Isto significa que vai realmente apostar nela como refere o site Windows Latest.
Ainda assim, isto não quer dizer que as pessoas vão poder correr tudo tudo. Sobretudo logo no inÃcio. No entanto, é uma prova que o suporte irá chegar mais cedo ou mais tarde.
Isto é uma coisa importante até porque torna os equipamentos que vêm com o Windows 10X muito mais interessantes. É verdade que já há muitas apps progressivas que fazem muita coisa. No entanto, há sempre coisas que fazem falta. Quanto mais escolha o utilizador tiver melhor!
Mas esta não é a única novidade deste novo sistema operativo. O Windows 10X faz parte do ambicioso projeto Windows Core OS da Microsoft. Embora inicialmente se tivesse falado deste sistema operativo para equipamentos com dois ecrãs, eis que tudo mudou e ele vai chegar aos dispositivos que possuem apenas um ecrã, como os PCs. Logo à partida temos um novo menu Iniciar, um centro de ação renovado bem como uma barra de tarefas. Pode ver o hands-on aqui. No entanto os destaques vão ainda para uma funcionalidade inteligente ao nÃvel da segurança que chega com o Windows 10X.
Há uma grande novidade de segurança!
De facto uma das novas funcionalidades diz respeito à proteção antirroubo. Como o nome sugere pode evitar que alguém deite a mão ao seu dispositivo, apague tudo e se aproprie dele.
A proteção contra Reset é algo inteligente e torna, de facto, mais complicado o roubo de um portátil que esteja associado a uma conta Microsoft.
Assim, para poder apagar tudo de um portátil terá de entrar com a conta original do dispositivo. Se não fizer login não há nada a fazer. Quem o roubar e quiser apagar tudo, não vai conseguir fazê-lo se não tiver o pin. Eventualmente pode estar a pensar. E se alguém mudar o disco? Considerando o tipo de dispositivos iniciais a que este sistema operativo se destina não será uma tarefa fácil.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!