A Microsoft admitiu que alguns dos updates mais recentes do Windows 10 estão a causar sérios problemas ao PC. No entanto não está a acontecer com todos os utilizadores.
Windows 10: novos updates trazem problemas graves!
Segundo o gigante de Redmond, as atualizações KB4557957 e KB4560960 – que são atualizações cumulativas que corrigem vários problemas sérios de segurança no Windows 10 – estão a ter problemas com um processo chamado Processo de Autoridade de Segurança Local. O resultado é que os PCs afetados começam a encravar e reiniciam automaticamente, aparentemente de forma aleatória.
Os PCs afetados são reiniciados após o surgimento de uma mensagem de alerta onde está escrito que o PC será reiniciado automaticamente dentro um minuto.
A existência de um aviso acaba por ser positiva. Embora seja frustrante, pode aproveitar rapidamente para gravar qualquer trabalho que tenha aberto. No entanto não deixa de ser muito irritante e há outra questão. Se estiver distraído ou não estiver à frente do seu PC nessa momento, qualquer documento aberto e não guardado será perdido para sempre.
A boa notícia é que não está a afetar muitos PCs e que a Microsoft sabe que isto se está a passar. Dito isto, já está a trabalhar num patch. Entretanto já atualizaram a documentação do patch KB4560960 para alertar as pessoas sobre este problema.
Segundo eles, “O sistema do Serviço de subsistema da autoridade de segurança local (LSASS ou lsass.exe) pode falhar em algumas máquinas” e os utilizadores podem encontrar uma mensagem de erro que afirma “um processo crítico do sistema, C:\WINDOWS\system32\lsass.exe falhou com o código de status c0000008. A máquina deve reiniciar agora. ”
Neste momento ainda não há nenhum patch e qualquer pessoa que esteja a enfrentar este problema deverá corrigi-los da melhor maneira possível.
Claro que se esta situação não o largar existe uma correção simples, apesar de ficar desprotegido noutras questões. Desinstale as atualizações KB4557957 ou KB4560960, dependendo da que instalou e o computador deverá parar de reiniciar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!