Alguns utilizadores ficaram com graves problemas após o lançamento do update de Maio do Windows 10. Ou seja, este mês não está a ser muito simpático para a Microsoft. É que já os utilizadores do Windows 11 encontraram falhas nas apps. Isto depois de terem instalado o KBB5013943. Agora parece que a mais uma importante atualização deste mês, o KB5013942, está a causar problemas no Windows 10.
Update de Maio do Windows 10 lança o inferno nos computadores
No início desta semana, a Microsoft publicou atualizações cumulativas para o Windows 11 e Windows 10. Lembro que tal como nos lançamentos anteriores, uma atualização cumulativa é um download obrigatório destinado a corrigir problemas de segurança e outros bugs. No entanto, como temos vindo a perceber, nem sempre é isso que acontece.
É verdade que a atualização deste mês para o Windows 10 corrigiu uma série de problemas. De facto, até um bug que atrasou o tempo de arranque do sistema em até 40 minutos (não segundos). No entanto, estão agora a chegar alguns relatos de que a atualização de maio de 2022 não pode ser instalada no Windows 10. A questão da instalação não é uma grande preocupação, mas parece que o patch também avariou algumas apps.
Depois de instalarem o KB5013942, os utilizadores não conseguem lançar o Event Viewer. Para quem não sabe, o Windows Event Viewer é uma ferramenta para os administradores acompanharem o registo de aplicações e mensagens do sistema, incluindo erros, alertas e avisos.
Para além disso estão a surgir também problemas com drivers.
Mas este não é o único problema a afetar o Windows 10.
Parece que a ferramenta nativa de screenshots do Windows 10 está com um problema bastante complicado. Isto porque a aplicação simplesmente não consegue iniciar em algumas computadores quando os utilizadores tentam tirar capturas de ecrã. No entanto, esta falha, não parece afetar totalmente a capacidade do sistema operativo de capturar imagens. Isto desde que não utilize esta ferramenta.
Windows 10: há um problema com a ferramenta de screenshots!
Um aspeto curioso é que não é a primeira vez que isto acontece e com a mesma app. É que no ano passado aconteceu exatamente o mesmo. No entanto a Microsoft apressou-se a corrigir tudo.
A ferramenta de captura de ecrã do Windows 10 é muito utilizada pelas pessoas. Isto porque funciona muito bem e permite que os utilizadores capturem imagens no Windows sem termos de estar a comprar nenhuma app externa. Para além disso vem com uma variedade de opções, incluindo a capacidade de editar imagens, capturar apenas partes do ecrã e, mais tarde, fazer alterações usando apps como o Paint. Ou seja, é algo realmente em grande.
No dia 28 de abril, a Microsoft atualizou silenciosamente os documentos de suporte para reconhecer o problema com a ferramenta de screenshots do Windows 10. O documento afirma que a empresa está a par de um problema através do qual a aplicação Snip & Sketch pode não conseguir capturar uma imagem e pode não abrir quando pressiona e utiliza a combinação de teclas Windows+shift+S. De facto, foi algo que já me aconteceu por vezes.
Este problema teve origem na atualização de fevereiro de 2022 do Windows 10 e afeta todas as atualizações cumulativas lançadas posteriormente.
Neste momento, a Microsoft não revelou quando é que a correção para a ferramenta de captura de ecrã chega. No entanto já está a trabalhar numa correção. Afinal de contas faz sem dúvida muita falta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!