No início desta semana, a Microsoft lançou a atualização do Patch Tuesday de Junho de 2023 para os utilizadores do Windows 10. Lembro que o update conhecido como KB5027215, resolveu problemas de segurança sem detalhes específicos sobre as alterações ou melhorias. Entretanto agora parece que a última atualização do Windows 10 pode ter trazido um bug que faz com que os sistemas instalem o patch mais lentamente do que o normal.
Windows 10: última atualização chega em modo tartaruga!
De acordo com os relatos de utilizadores no Reddit o KB5027215 está a demorar mais de meia hora a instalar para alguns utilizadores, com o processo de limpeza pós-atualização a demorar a maior parte do tempo. O problema chega pela mão de vários utilizadores e está a acontecer quando se tenta instalar a atualização cumulativa juntamente com as atualizações do Microsoft .NET.
A única coisa invulgar que o site Neowin deu conta é que outros poderão ter experimentado um longo processo de “limpeza” pós-atualização/pré-login no reinício. Isto acontece se reiniciar a atualização cumulativa e a atualização NET ao mesmo tempo.
A Microsoft ainda não reconheceu o problema nem partilhou quaisquer informações sobre o erro. Atualmente, não existe uma solução alternativa para resolver esta situação. Entretanto tenha em atenção que desligar o seu sistema durante a atualização não é uma opção sensata e pode danificar o seu dispositivo. Deve deixar que a atualização seja completamente instalada, mesmo que demore muito mais tempo do que o habitual.
Se estiver a enfrentar problemas com a atualização mais recente do Windows 10, pode seguir os passos abaixo para reverter.
Na pesquisa comece a escrever atualizações. Entretanto do lado esquerdo escolha a opção Ver o Histórico de atualizações e do lado direito clique em Abrir.
Entretanto na nova janela temos de dar um clique na opção desinstalar aplicações.
A seguir é só encontrarmos a última atualização, darmos um clique por cima dela com o botão direito do rato e escolhermos desinstalar. Ela será removida e já não deverá dar mais problemas.
No entanto antes de reverter uma aplicação é preciso olhar para algumas coisas.
Por exemplo, convém ter a certeza que foi mesmo a atualização a causar o problema.
Para além dos tempos de instalação mais longos, os utilizadores também comunicaram problemas na instalação da atualização. De facto alguns afirmam que a atualização não se instalou depois de o PC ter sido reiniciado. No Feedback Hub, os utilizadores relataram ter recebido o erro 0x80073701 ao tentar instalar a última atualização cumulativa.
Se ainda estiver a usar o Windows 10 e não quiser instalar a nova atualização, pode ser uma boa ideia pausar as atualizações no sistema. Pode fazê-lo a partir da secção Windows Update na categoria Atualização e Segurança na aplicação Definições.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!