Há alguns anos a Microsoft adicionou APIs para uma funcionalidade chamada “Presença Humana” e que é utilizada por empresas como a Lenovo ou a Dell nos seus portáteis topo-de-gama. Como o próprio nome indica, permite que o sistema operativo e o hardware percebam se o utilizador está por perto ou não de modo a melhorar a segurança ao mesmo tempo que mantém a facilidade de utilização. Vamos então olhar para as novidades referentes ao Windows 10 Sun Valley e à presença humana.
Windows 10 Sun Valley vai levar a presença humana para todos!
Com o Windows 10 Sun Valley, também conhecido por muitos como o novo Windows ou versão 21H2, a Microsoft está a adicionar controlos nativos para esta presença humana. Neste momento só é possível gerir esta funcionalidade através da app que chega com o fabricante do computador. Mas isto vai mudar com o Sun Valley. Assim temos políticas de grupo e definições para gerir esta presença humana.
Quando a primeira opção está ativada o Windows 10 bloqueia automaticamente o Windows quando está afastado do ecrã. Assim, se tem sensores de câmara suportados, o Windows 10 deteta se está sentado ou em frente do computador e repara também quando se afasta.
Depois o PC é bloqueado quando passa algum tempo desde que se afastou. É possível definir o tempo que leva isto a acontecer, ou seja, 10 segundos, 30 segundos ou 2 minutos. Também pode fazê-lo em função da distância a que está do PC. 1.2 metros, 2.5 metros ou 0.6 metros.
A segunda funcionalidade permite uma autenticação sem toques quando se senta à frente do portátil.
É verdade que isto não é uma tecnologia nova. Mas só estava disponível para alguns. Agora com o SunValley estará mais disponível para todos.
A Microsoft continua a trabalhar no novo Windows e de facto há vários elementos que vão ser alterados. Muitos deles já falámos por diversas ocasiões na Leak. Entretanto teremos também novos ícones e alterações em diversas partes da interface. O menu Iniciar não escapa à revolução e aparentemente a barra de tarefas também não. O objetivo é tornar tudo mais simples e intuitivo. Assim, na última semana de março apareceu uma nova versão preview no canal de desenvolvimento que mostra um pormenor interessante. Uma alteração num menu do Windows 10 que surge quando usamos o botão do lado direito nos ícones das aplicações que estão na barra de tarefas.
Mais uma alteração a caminho da nova versão!
A Microsoft está a alterar a forma como esse sistema funciona. Assim quando carregar em itens como o Notepad ou o Microsoft Word verá uma nova opção que permite abrir a localização dos ficheiros como mostra o Windows Latest. Para além disso a Microsoft também está a planear remover opções que neste momento estão disponíveis quando se dá um clique com o botão direito na barra de tarefas. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!