As atualizações para o Windows 10 não param de chegar e isso nem sempre são boas notícias. É que apesar de normalmente resolverem muitos problemas, infelizmente acabam por criar outros. Ora passou-se mais uma “segunda terça-feira” e com ela chegou a atualização do Windows 10 de setembro. Na prática resolve alguns problemas persistentes e vulnerabilidades de segurança. No entanto, um dos grandes destaques vai para a correção que resolve o problema dos SSD no Windows 10.
Windows 10 acaba de resolver o problema com os SSD
Alguns utilizadores acreditam que não é sensato desfragmentar os SSDs, mas os especialistas da Microsoft já afirmaram que o Windows faz isto e que é normal.
O SSD é desfragmentado uma vez por mês e isto é feito através de uma ferramenta de otimização do Windows que regista a última vez em que este processo decorreu. Entretanto, o Windows também usa uma funcionalidade de manutenção automática para automatizar o processo de desfragmentação ou otimização.
Ora a atualização de maio de 2020 (versão 2004) causou problemas neste sistema como pode ler aqui. Assim, o Windows não sabia que tinha desfragmentado recentemente a drive. Como deve imaginar isto levou a centenas de desfragmentações necessárias dos SSD. Isto pode reduzir o tempo de vida destes dispositivos.
Com o Windows 10 KB4571756 (Build 19041.508), a Microsoft resolveu finalmente os problemas com a ferramenta de otimização de drives. Assim, o Windows vai parar de desfragmentar os SSDs de modo automático a cada reinicialização.
Apesar de esta ser uma excelente notícia, nem tudo é bom na atualização de setembro do Windows 10. É que após o lançamento deste update os utilizadores estão a relatar que os computadores estão sempre a sair do modo de hibernação. No entanto, há uma solução. Na prática é necessário ajustar-se algumas configurações. Isto para se resolver o problema.
A primeira etapa para descobrir problemas com o modo de suspensão do Windows 10 é determinar o que está a interromper o processo. Neste caso, os utilizadores descobriram que o “MoUSO Core Worker Process (MoUsoCoreWorker.exe)” resultou na interrupção da hibernação nos seus dispositivos.
Este processo está relacionado com o Windows Update. Assim pode causar ativações indesejadas. Pode saber mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!