Por vezes e quando menos esperamos a mão escapa e lá apagamos um ficheiro por acidente. Felizmente, a Microsoft está atenta a isto. No início de 2020, lançou uma ferramenta de recuperação de ficheiros que permite revertermos uma destas ações e recuperar ficheiros que tínhamos apagado para sempre, inclusive da Reciclagem. Tem a vantagem de ser totalmente grátis. No entanto, há uma desvantagem. É apenas baseada na linha de comando. No entanto tudo vai mudar. Assim a Microsoft vai tornar a ferramenta de recuperar ficheiros do Windows 10 mais simples e sobretudo mais eficaz.
Windows 10: recuperar ficheiros vai ser muito mais fácil!
A nova versão já está disponível no Windows 10 que chegou aos beta testers. Está mais rápida e suporta dois novos modos. Regular e Extensivo.
Através do novo modo regular, pode analisar os discos à procura de ficheiros apagados e recuperá-los. Assim, a Microsoft avisa que este modo é a opção standard para os utilizadores. Dito isto, deve ser utilizado para recuperar ficheiros que foram apagados recentemente por nós.
O modo regular é mais simples que os outros e qualquer pessoa com conhecidos básicos da linha de comando deverá conseguir recuperar ficheiros. Mas atenção. É que embora este método seja mais simples, pode não funcionar caso o espaço livre no seu disco tenha sido reescrito, em especial, caso o seu PC tenha uma SSD.
Entretanto se estiver a apagar ficheiros que foram apagados há muito tempo, a Microsoft recomenda que use o novo modo extensivo. Até funciona mesmo com o disco corrompido como refere o site Windows Latest.
A Microsoft diz que recebeu um bom feedback por parte dos utilizadores desde o lançamento inicial da primeira versão em 2020. Como tal, vai disponibilizar estas melhorias nesta ferramenta nos próximos meses.
O primeiro grande update para esta ferramenta de recuperação do Windows 10 é lançado no início deste ano. Entretanto vai ser compatível com a versão 2004 e superior.
Veja aqui como descarregar a versão completa do Windows 10.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!