A próxima grande atualização do Windows 10, que deverá chegar ainda em 2019, irá contar com uma nova funcionalidade denominada de ‘Favored Cores‘!
O que no fundo significa que o Windows 10 irá conseguir utilizar as arquiteturas mais recentes do mundo dos CPUs, para descobrir que núcleos são mais poderosos dentro do processador do seu PC, de forma a aproveitar melhor as potencialidades single-thread de cada ‘core’, e claro as frequências mais altas que estes núcleos são capazes de oferecer.
A segunda grande atualização de 2019 para o Windows 10 vai trazer melhorias para a performance do Sistema Operativo… Mas até aqui a AMD vai ficar por cima da Intel!
Portanto, como já deve ter percebido pela pequena introdução, nem todos os núcleos de um processador multi-core são criados de forma igual! O que claro está, se deve às próprias técnicas de produção, nas linhas da Intel e AMD.
Assim, todos os processadores Intel com a funcionalidade Turbo Boost Max 3.0 (Já vamos falar mais sobre isto…), bem como todos os processadores AMD Ryzen, têm a capacidade de dizer ao Sistema Operativo que núcleos de processamento são melhores dentro da sua die. O que na indústria tem o nome de ‘Favored Cores’, ou em bom Português ‘Núcleos Favoráveis’.
Esta novidade poderá aumentar a performance em tarefas de 1-4 threads em cerca de 15%! Mas no caso da Intel, a coisa é mais complicada.
Então, se por acaso tem um processador Intel, mesmo que seja recente… Fique a saber que apenas os processadores HEDT da empresa (Intel Core X) suportam a funcionalidade.
O que acaba por ser realmente uma pena! Especialmente quando todos os processadores AMD Ryzen irão desde logo suportar esta novidade, visto que todos os CPUs Zen conseguem dizer qual é o melhor CCX por die, e qual é o melhor núcleo dentro de cada CCX.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!