Existem problemas que são rapidamente resolvidos pela Microsoft quando são detetados, especialmente através de updates para o Windows 10. No entanto há outros que teimam em persistir. Dito isto, após o lançamento de duas atualizações mais centradas nas funcionalidades e outras cumulativas, a Microsoft ainda não corrigiu um bug que faz com que Windows Defrag execute a operação TRIM em drives não SSD. Esta operação é muito útil para as SSD. Isto porque contribui para o desempenho e para a durabilidade destas drives. Na prática é um comando com o qual o sistema operativo pode informar a SSD acerca dos blocos de dados que já não são necessários. Assim podem ser excluídos. Ou então marcados como livres. Deste modo podem voltar a ser escritos.
Windows 10: há um problema que os updates não resolvem!
Em maio de 2020, a Microsoft lançou o Windows 10 2004, ou seja, a atualização de maio de 2020, e introduziu dois bugs que faziam com que as SSD fossem desfragmentadas com muita frequência e que a operação TRIM fosse tentada em drives não SSD.
Mais especificamente, o primeiro bug fazia com que a funcionalidade de manutenção automática do Windows 10 não se lembrasse da última otimização. Isto quando o computador era reiniciado. Assim este esquecimento fazia com que as unidades, incluindo as drives SSD, fossem desfragmentadas com muita frequência.
Em setembro, a Microsoft lançou a atualização “2020-08 Cumulative Update Preview para o Windows 10 Versão 2004 (KB4571744)”, que corrigiu o bug de manutenção automática que fazia com que as SSD fossem desfragmentadas com muita frequência.
Por outro lado, o segundo bug fazia com que fosse efetuado o comando TRIM. Isto em drives não SSD. Embora isto não danifique a unidade, gera erros de registo.
Hoje, quase seis meses depois, a Microsoft ainda não resolveu esse bug, como refere o site Bleeping Computer.
A Microsoft ainda não reconheceu oficialmente que este problema existe.
O que acha disto? Já teve este problema? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!