O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como este sistema operativo deteta os drivers. Quer seja de forma automática ou manual. O resultado disto é que alguns periféricos no Windows 10 podem deixar de funcionar.
Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!
Em Fevereiro, como refere o site Windows Latest, a Microsoft adicionou uma novidade. Na prática permite aos programadores disponibilizarem os drivers de duas formas formas. São elas a automática e manual. Assim o fabricante especifica o tipo de update para os dispositivos. Depois o Windows Update executa o que foi atribuído.
Por exemplo, a Intel especifica que os drivers devem ser atualizados de forma automática. Aí a Microsoft inclui-os normalmente no Windows Update. Dito isto, eles serão descarregados de forma automática quando for feita a verificação.
Por outro lado, quando um driver está definido como manual, os controladores continuam a estar no Windows Update. No entanto, surgem na secção dos opcionais. Ou seja, nada de instalações automáticas.
Entretanto os drivers manuais ou opcionais são instalados de forma automática. Isto quando se trata de um dispositivo plug-n-play. A ideia é assegurar que tudo funciona bem. Ou pelo menos, que funciona.
Ou seja, de um modo ou de outro, fica sempre tudo a funcionar.
Ora a partir de Novembro isto já não vai acontecer. Aliás só vai acontecer se o fabricante tiver definido os updates de forma automática.
Ou seja, se a instalação é manual não há automatismos. É aí que entram os updates opcionais do Windows. Procura pelo driver e instale. Em certas alturas e com alguns tipos de periféricos isto pode representar um grande problema.
Assim será sempre boa ideia ter uns drivers à mão. Pelo menos quando for instalar um periférico que acabou de encontrar e que necessita especificamente de drivers para poder funcionar.
O que acha desta novidade? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!