O Windows 11 ainda não chegou oficialmente ao mercado e já é um verdadeiro sucesso. Aliás isso é bem visÃvel se olharmos para a quantidade das pessoas que estão a querer deitar a mão à versão preview e quantas a instalaram. No entanto, quando se fizer a passaram do Windows 10 para o Windows 11 há muitas coisas que vão ficar pelo caminho. Claro que para muitos isto não será um problema. No entanto, há aquelas pessoas que não gostam nada de deixar funcionalidades pelo caminho. Vamos então olhar para tudo o que vai desaparecer nesta transição.
Vai perder isto tudo quando passar do Windows 10 para o Windows 11!
Fim dos atalhos na barra de tarefas
Algumas pessoas queixaram-se de que já não era possÃvel arrastar atalhos para a barra de tarefas. Algo que sempre aconteceu. No entanto, ficaram “calmas” porque afinal estamos perante uma versão preview que ainda pode ter algumas falhas. No entanto, a Microsoft revelou que isto não é um bug. O Windows 11 abandonou esta função para sempre. O resultado foi uma enorme revolta por parte da comunidade. Abaixo podemos ver a resposta da Microsoft.
Por causa disto muitos utilizadores referem que a nova barra de tarefas é um downgrade. De facto, ainda foram mais longe. Dizem que não faz sentido acabar com funções que estão no Windows há bastante tempo. Referem ainda que as novas versões devem trazer mais funcionalidades e não acabar com as antigas.
Internet Explorer
A primeira das coisas que vamos perder talvez seja a menos importante. Isto apesar de ainda existirem várias pessoas a utilizá-la. O Internet Explorer ainda continua a estar presente no Windows 10 e mais interessante é que várias pessoas ainda o utilizam. No entanto, ele não fará a transição para o Windows 11 e é definitivamente substituÃdo pelo Microsoft Edge. Para quem ainda assim ficar com muitas saudades ou tiver problemas a navegar em sites realmente antigos, lembro que o Edge tem um modo Internet Explorer.
A propósito, a Leak corre perfeitamente bem no Internet Explorer.
Mosaicos dinâmicos: uma das perdas mais visÃveis na passagem do Windows 10 para o 11
É uma abordagem interessante. No entanto a maioria dos programadores passou ao lado. Na prática, num pequeno espaço, conseguem-nos dar muita informação ao rodarem os conteúdos. Tal como se tratassem de slides. Uma vez que a adesão não foi muita a Microsoft decidiu acabar com esta função quando passou do Windows para o Windows 11.
Uma barra de tarefas sempre na mesma posição
Quando a Microsoft começou a fazer alterações no Windows 11 todos sabÃamos que algumas coisas iriam mudar. Sobretudo na barra de tarefas que foi alvo de tantas alterações. Algumas funções básicas que estavam no Windows desde sempre desapareceram. Por exemplo, a barra agora só pode ser utilizada na parte inferior e não é possÃvel arrastá-la para mais lado nenhum.
Agrupar apps no menu Iniciar
Esta função considero que já dava jeito. Na prática funciona da mesma forma como as pastas no Android ou no iOS. Conseguimos agrupar um conjuntos de aplicações e ter tudo muito mais organizado. Este processo era realmente simples de fazer. Basta arrastar uma app para cima de outra e deste modo criávamos um grupo. Depois era só darmos um nome e já está. É mais uma coisa que se perdeu na passagem do Windows 10 para o 11.
Cortana
É verdade que o assistente da Microsoft não vai desaparecer completamente do Windows 11. No entanto deixa de estar presente na configuração e desaparece da barra de tarefas. Eventualmente a Microsoft e olhando para o que se tem vindo a passar vai querer posicioná-la como uma ferramenta empresarial.
Linha Cronológica
Enquanto muitas pessoas nunca utilizaram esta opção, outros fizeram um grande uso dela. Na prática permite sincronizar a nossa atividade em múltiplos computadores Windows nos últimos dias 30 dias. Coisas simples mas úteis como ficheiros que abrimos, sites que visitámos, etc. Assim é muito mais fácil saltarmos entre computadores onde temos a mesma conta Microsoft configurada. No Windows 11 esta função não estará presente.
Casamento com o Skype é outra coisa que termina na passagem do Windows 10 para o 11
O Skype vai continuar a estar presente no Windows 11. No entanto não terá o mesmo tipo de integração que tem com o Windows 10. Quem vai ter direito a esta honra é o Teams. No Windows 11 Build 22000.71 até já foi criada uma polÃtica de grupo para esta app de chat que a disponibiliza para todos. Na prática permite que tudo seja configurado através de um Ãcone na barra de tarefas. Se a ativar o Ãcone começa logo a aparecer por defeito. Mas não precisa de mexer nisto para ter acesso a esta função.
É que desative ou ative, algumas versões do Windows virão logo com o Ãcone de chat disponÃvel como refere o site Windows Latest.
O objetivo desta aplicação é muito simples. Na prática vai ajudar os utilizadores a estarem mais ligados com famÃlia, amigos e até colegas. Seja qual for o dispositivo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!