Normalmente, quando é lançado um novo Sistema Operativo, há sempre quem escolha ficar para trás. Ou seja, ficar com a versão antiga, porque não dá problemas, e como é menos complexa, até pode acabar por ser mais rápida no uso do dia-a-dia. Isto é especialmente importante para os gamers, que querem conseguir retirar todas as gotas de performance do seu hardware, seja este mais antigo ou mais recente, e como tal, não dão muita importância às novas características e funcionalidades de um novo sistema operativo.
Apenas querem todos os FPS que conseguirem, no seu jogo favorito.
Sabe qual é a diferença entre o Windows 11 e o Windows 10? É curioso, porque no fundo, em jogos, a diferença é irrisória. Mas, ainda assim, é o Windows 10 que por vezes leva a vantagem.
Windows 10 ou Windows 11 para jogar. Há diferença?
Portanto, parece que foi ontem, mas o Windows 11 já tem alguns anos em cima, ao ter sido lançado originalmente em Outubro de 2021. Ainda assim, apesar de ser hoje em dia o Sistema Operativo mais popular no lado da Microsoft, a realidade é que ainda existem muitos utilizadores com mais confiança no lado do Windows 10. Muitos destes porque a sua máquina nunca lhes deu problema, e como tal não existem razões para atualizar. Ou apenas e só porque acreditam que o Windows 10 é menos complexo, tem menos serviços associados, e por isso é um SO mais competente para jogos.
Porém, segundo um recente teste do portal TechSpot, isso não é bem verdade. A Microsoft tem feito um excelente trabalho na adição de funcionalidades ao Windows 11, sem impacto na performance das restantes aplicações. Sim, o Windows 11 é mais pesado, tem mais funcioalidades, e como tal, tem também mais serviços ativos 24 horas por dia. Isto pode dar a ideia de que vai ser consumida mais memória RAM, bem como ciclos do processador.
Mas, o Windows 11 é também um Sistema Operativo mais inteligente, ao saber canalizar muito melhor aos seus recursos para onde estes realmente fazem falta.
Em suma, a história já nos ensinou que há utilizadores que preferem sempre usar aquilo que já conhecem, em vez de dar o salto para aquilo que é mais novo. Mas, no caso do Windows 11, não tem mesmo nada a perder.
Entretanto, se quiser dar uma vista de olhos a todos os testes, tem aqui o teste do TechSpot.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!