Windows 10: OneDrive está a deixar de funcionar!

A Microsoft confirmou um novo problema que pode ser uma verdadeira dor de cabeça para quem está no Windows 10 e utiliza o OneDrive já que esta aplicação pode deixar de funcionar. O problema afeta os utilizadores que estão no Windows 10, versões 20H2, 21H1, 21H2 e 22H2. Ou seja praticamente todas.

Windows 10: OneDrive está a deixar de funcionar!

Esta situação pode ser bastante complicada para quem utiliza o OneDrive de forma recorrente. De acordo com a Microsoft, verifica-se mais caso a pessoa saia da app do OneDrive ou desative a ligação a uma conta. Se o fizermos por algum motivo e sobretudo sem querer lá se vai a nossa app de backups e não só.

Microsoft OneDrive já

No entanto não se preocupe porque há uma solução. Isto porque a Microsoft disponibilizou um update que entre muitas coisas resolve isto. Ele não está disponível através do sistema de atualizações automáticas do Windows mas pode ser encontrado aqui.

Ainda assim há muitos outros problemas no OneDrive e que são resolvidos de formas diferentes. Se as situações com que se depara são outras vamos dizer-lhe o que pode fazer.

O OneDrive funciona muito bem, mas à semelhança de outras aplicações, nada está livre de falhas. Embora sejam raros, por vezes, os problemas acontecem e é mesmo necessário fazer reset à app para resolver os problemas de sincronização com o Windows.

Vou perder ficheiros?

Não. Tudo aquilo que está armazenado no seu PC, vai continuar no seu PC. Da mesma forma, o que está na OneDrive vai continuar na OneDrive. O que acontece é que as ligações existentes serão terminadas. De facto, o propósito principal de fazer reset ao OneDrive é desligar a ligação existente e voltar a estabelecê-la. No entanto, não se preocupe porque este processo não é assim tão complicado.

Mas antes de fazermos reset há outra coisa que podemos tentar. 

Se estiver no Windows 10 clique com o botão direito do rato no símbolo do OneDrive e escolha a opção Fechar o OneDrive. Se estiver no Windows 11 só há mais um passo. Assim clique com o botão direito do rato, depois clique em Ajuda e Definições e escolha a opção Fechar o OneDrive.

OneDrive problemas sincronização Windows

Vai aparecer uma janela a perguntar-lhe se quer mesmo fechar o OneDrive. É só dar um clique no botão fechar o OneDrive.

Agora para voltar a abrir o OneDrive é só recorrermos à pesquisa do Windows e escrevermos OneDrive. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir e já está. O método é o mesmo tanto para o Windows 10 como para o 11.

OneDrive problemas sincronização Windows

Se isto não resolver o problema então temos mesmo de fazer reset.

O processo é bastante simples. Em primeiro lugar e na pesquisa do Windows escreva executar. Depois clique em Abrir do lado direito.

Depois ja janela do executar coloque

%localappdata%\Microsoft\OneDrive\onedrive.exe /reset

A seguir é só dar um clique em OK.

Depois o OneDrive estará fechado. A seguir é só recorrermos à pesquisa do Windows e escrevermos OneDrive e voltar a correr esta app.

No entanto se nada resultar pode pretender desativar ou remover o OneDrive e passar a utilizar outro sistema.

Existem várias formas de desativar o OneDrive no sistema. Pode desativar o serviço no arranque ou ao nível da conta e remover a app.

Para desativar no arranque, faça o seguinte:

Em primeiro lugar clique no símbolo do OneDrive do lado direito e depois vá até à roda dentada e escolha definições.

windows 11 remover onedrive

A seguir vá ao separador Definições e tire o visto de Iniciar automaticamente o OneDrive quando inicio sessão no Windows.

windows 11 remover onedrive

Depois também pode desassociar a sua conta.

Mas atenção a partir deste momento já não vai conseguir sincronizar os ficheiros. Para esse efeito basta ir ao separador conta e depois dar um clique em desassociar este PC.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também