Primeiro o mundo tremeu quando os utilizadores do Windows 10 ficaram repentinamente com problemas no Windows 10 devido a um update lançado no mês de Março e que parecia estar relacionado com a impressora. De facto, começaram a aparecer ecrãs azuis do nada. E como muitos nem sequer sabiam que tinha sido instalado um update, já que este era mandatório e não opcional, levaram as mãos a cabeça e só pensavam em comprar um lança-chamas.
Windows 10: novo update não resolve só o problema da impressora!
Entretanto e dada a gravidade da situação a Microsoft foi rápida a resolver o problema. Primeiro falou-nos de um possível “workaround” para esta situação. Depois lançou um update que já pode ser encontrado aqui.
No entanto embora se tenha falado de que essencialmente o novo update corrige o problema da impressora, faz muito mais do que isso. Por exemplo, foi resolvida uma situação complicada em que o explorador utilizava grandes quantidades de memória, encravava e levava a que o desempenho do computador sofresse um forte impacto.
Ou seja, quando instalar este novo update não só vai ficar com o problema da impressora resolvido, como vai garantir ainda mais desempenho para o seu computador.
Instale agora mesmo o update
As atualizações que deram origem a este problema foram as KB5000802, KB5000803, KB5000808 e outras lançadas a 9 de Março. Felizmente, a correção já está a ser distribuída com a designação Windows 10 KB5001567. Está marcada como opcional no Windows Update. Se por algum motivo não vir a atualização e tem mesmo de resolver o problema também a pode descarregar manualmente. O link está disponível aqui. Esta versão é para quem tem o Windows 10 20H2.
Embora neste momento o update seja opcional vai deixar de o ser quando esta novidade for incluída no conjunto de patches que chegam a 13 de Abril em mais uma Patch Tuesday.
Neste momento não se sabe quantas máquinas foram afetas por este problema, mas já vimos inúmeros relatos aqui e ali.
Os computadores estavam a encravar no Office e noutras apps. No entanto quem não tem qualquer impressora configurada parecia estar a salvo, como referi acima, embora houvessem casos pontuais com problemas.
Se está a usar uma versão do Windows anterior à 20H2 ainda não há correção mais vais sair uma em breve.
Mas se não pode esperar e está mesmo desesperado há uma solução.
Em primeiro lugar abra a linha de comando com privilégios elevados. Para isso na pesquisa ao lado do menu iniciar escreva linha de comando. Depois do lado direito só tem de escolher executar como administrador.
Agora corra o seguinte comando. Mas atenção deve substituir a linha “KX driver for Universal printing” pelo nome da sua impressora.
rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xg /n “KX driver for Universal printing”
O comando acima vai abrir a caixa de diálogo da impressora. No campo atributos caso no diga direct, corra o seguinte comando.
rundll32 printui.dll,PrintUIEntry /Xs /n “KX driver for Universal printing” attributes +direct
Feche a interface de configuração da impressora e a linha de comando.
De facto é bom que este problema grave no Windows se tenha resolvido com rapidez.