A atualização de Maio de Windows 10, mais concretamente a versão 2004, não veio com muitas funcionalidades como aconteceu com outras versões anteriores. Ainda assim trouxe algumas melhorias para este sistema operativo (e bugs também). São exemplo disso, a possibilidade de se mover a janela da Cortana, redefinir à area de trabalho usando o Cloud Reset e uma interface melhorada para PCs 2 em 1. No entanto, a nova versão do Windows 10 que conta com o nome de código 21H1, pode ser bem mais importante.
Windows 10: estas são as novidades que vêm na nova versão!
Apesar de ainda não se saber ao certo o que vai incluir, o lançamento está previsto para a primavera de 2021 e deverá trazer muitas novidades. Nas próximas linhas vamos olhar para o que poderão ser os principais destaques.
Recomendações de armazenamento
O Windows 10 vem com a página Configurações de armazenamento, que permite verificar as unidades locais para libertar ficheiros, aplicações e outros dados temporários que consomem espaço. A partir da próxima atualização, as Configurações de armazenamento vão disponibilizar recomendações de limpeza para ajudar a liberar espaço e a remover aplicações ou ficheiros não utilizados. Ou seja, tudo o que provavelmente não necessita.
Nova página de aplicações e funcionalidades na nova versão do Windows 10
A Microsoft está a trabalhar numa página melhorada de aplicações e funcionalidades, de acordo com a aplicação “AppManager” supostamente publicada pela Microsoft na loja de aplicações.
Parece ser uma atualização para a página já existente. No entanto, vai permitir que os utilizadores visualizem os processos em execução em segundo plano e poderá remover aplicações.
Menu Iniciar
O Windows 10 também vai ter direito a um novo design do menu Iniciar. Isto já no próximo ano. A Microsoft publicou recentemente até alguns exemplos. No entanto e embora o novo menu iniciar não pareça ser uma grande mudança, irá receber mais novidades ao longo do tempo. É que a Microsoft quer garantir um sistema operativo mais limpo e mais uniforme.
Os mosaicos ao vivo foram atualizados para se adaptarem ao tema e agora terão a mesma cor de fundo para uma aparência uniforme. Apesar disso ainda pode aplicar uma cor de destaque, se desejar.
De facto, a Microsoft fez um bom trabalho ao simplificar o menu Iniciar, removendo definitivamente os mosaicos coloridos da interface, adicionando novos ícones e, em geral, tornando-o muito mais limpo e elegante.
Na Internet já existiam rumores de que a Microsoft eliminaria completamente os Live Tiles – as caixas coloridas que exibiam informações em tempo real de qualquer aplicação.
No entanto, um elemento da equipa de desenvolvimento da Microsoft revelou que não matariam os pobres Live Tiles.
Alt+Tab
A atualização do Windows 10 também vai alterar a forma como o Alt Tab funciona, permitindo que os utilizadores alternem rapidamente entre as janelas e os separadores do Microsoft Edge que abriu. Cada separador será revelado separadamente no ecrã do Alt-Tab que permite alternar entre aplicações. No entanto é possível desativá-lo quando existem muitos separadores abertos.
A Microsoft também parece estar a trabalhar numa Ferramenta de Gestão de Disco moderna. As referências a “Modern_Disk_Management_Link” estão ainda presentes na versão mais recente do Windows 10, que sugere que a gigante da tecnologia está a trabalhar internamente neste sistema de gestão de permissões.
Outra novidade é que a gigante de Redmond está a trabalhar numa nova experiência do Windows Update semelhante ao Windows 10X para o Windows 10. Nela as atualizações ocorrerão em segundo plano e vão funcionar de forma um pouco diferente da tradicional. Como resultado, as atualizações do Windows serão instaladas mais rapidamente e exigem menos reinicializações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!