Depois de instalarem o Windows 10 KB4559309, que é uma atualização automática de que falámos aqui e que também pode ser instalada de forma manual, algumas pessoas estão a queixar-se que os seus computadores começaram a demorar mais para iniciar a área de trabalho. Este problema do Windows 10 mais lento foi relatado pelos utilizadores do fórum da comunidade da Microsoft. Dito isto, este gigante está finalmente a investigar a situação, de acordo com um moderador do fórum.
Windows 10 ficou mais lento! Existe solução mas não é tão simples como habitualmente
Em Junho foram relatados alguns problemas com o Windows 10. No entanto, afetavam menos utilizadores. Esta situação parece agora mais generalizada com esta nova situação. É que, de facto, há muitas pessoas a falarem de problemas de desempenho depois da instalação da versão KB4559309 do Windows 10.
Mas as situações relatadas não falam apenas de um iniciar mais lento. Assim, referem também problemas de desempenho que enfrentaram após a instalação do update KB4559309 do Windows 10. Na prática, o Windows 10 carrega aplicações e páginas mais lentamente após se aplicar esta atualização automática, que foi forçada pelo Windows Update.
Uma das explicações para o Windows 10 mais lento pode ser esta. O Windows 10 KB4559309 foi lançado para substituir o Edge antigo pelo novo baseado no Chromium, mas parece que algo não correu bem.
Para além dos posts no fórum, a Microsoft está a pedir aos utilizadores que enviem eventuais informações através do Feedback Hub, para ajudar esta empresa no trabalho de investigação.
Normalmente quando estes problemas como o Windows 10 mais lento aparecem a solução é simples. Basta remover-se o update através do Painel de Controlo. No entanto, neste caso, isto não é possível.
É que o processo de desinstalação do KB4559309 vai falhar!
Como um utilizador referiu, quando instala o KB4559309 e o atualiza para uma nova versão do Windows 10, o KB4559309 não surge como instalado no Painel de Controlo.
Dito isto, se notar problemas de desempenho após aplicar este patch, vai ter de recorrer ao restauro do sistema para reverter a atualização.
Se por algum motivo não instalou este update e quer evitar que isto aconteça, a solução é simples. Assim, basta descarregar manualmente o novo Edge baseado no Chromium. É que quando o Windows deteta este browser no computador impede também que o update da lentidão seja instalado.
Mas entretanto há uma app para colocar o Windows 10 mais lento a funcionar melhor. Veja tudo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!