No início deste mês, tanto a Microsoft como a Intel lançaram novos updates para o Windows 10. Dito isto, apesar da atualização para o sistema operativo da Microsoft ter trazido muitas correções, parece que criou muitos problemas de desempenho. De facto, muitos utilizadores começaram a notar muita carga no CPU enquanto faziam tarefas básicas. Outro problema que notaram foi uma queda de FPS nos jogos. Vamos então olhar para esta questão do Windows 10 lento depois do update.
Windows 10: computador lento depois do update? Faça isto!
O pico na utilização do CPU foi reportado por vários utilizadores depois da disponibilização de dois updates. A atualização de Dezembro do Windows 10 e o update aos drivers da Intel.
Em alguns casos o problema diz respeito ao Windows 10 KB4592438. Assim, remover esta atualização resolve o problema. Ao mesmo tempo existe também outra falha que é causada pelos drivers da Intel. Entretanto as queixas no Reddit falam de um processo chamado “DSAService” como refere o Windows Latest.
O DSAService está incluído na ferramenta de atualização da Intel para o Windows 10 e aparentemente está sempre a correr em segundo plano. É isto que causa uma utilização de CPU tão alta para algumas pessoas.
De facto, os picos são muito altos na ordem dos 50 a 100%. O mesmo se passa com as perdas de frames que são significativas.
A solução para este problema é simples. Ou remove o update da Intel ou então a atualização do Windows 10. Depois lembre-se de colocar os updates em pausa. Entretanto antes de remover o update lembre-se de fazer um backup. Para além disso, tenha cuidado com as questões de segurança que esta remoção pode abrir.
É possível que a Intel e a Microsoft já estejam a par deste problema e estejam a trabalhar numa solução que será aplicada automaticamente via Windows Update.
O que achamos
Eventualmente esta questão pode resultar de uma incompatibilidade dos novos drivers da Intel com o último update do Windows 10. Faria algum sentido. Seja como for, felizmente, a solução é simples. Remover um ou os dois. Entretanto quando sair a correção já pode instalar tudo sem problemas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!