O controlo de qualidade do Windows está neste momento a ter alguns problemas com actualizações como a KB5034441 do Windows 10 avariadas. Isto e com falhas devido ao 0x80070643 após três meses de lançamento. A KB5034441 é uma atualização obrigatória para corrigir problemas de segurança da partição de recuperação no Windows 10, mas não consegue ser instalada por milhares de utilizadores porque nada foi corrigido.
Windows 10 KB5034441 não foi corrigido ao fim de três meses!
Isto já é falado desde Janeiro. Entretanto estamos em abril e o documento da Microsoft ainda diz que está a trabalhar numa “resolução” permanente, sem data de chegada prevista.
Um dos leitores do site WindowsLatest que contactou o suporte da Microsoft disse que a empresa não está a planear fazer uma correção ou atualização para resolver automaticamente este problema em breve, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas.
O que é o KB5034441 e porque é que está avariado?
A qualidade do Windows Update tem sido uma confusão para quem tem uma partição de recuperação. Em janeiro, a Microsoft enviou uma atualização de segurança (KB5034441) para corrigir o desvio da encriptação BitLocker (CVE-2024-20666) que permitia aos atacantes aceder a ficheiros encriptados sem autorização.
Na altura da instalação surge a mensagem: “ocorreram alguns problemas na instalação das actualizações. Mas tentaremos novamente mais tarde. Se continuar a ver isto e quiser pesquisar na Web ou contactar o suporte para obter informações, isto pode ajudar: (0x80070643).”
A atualização do Windows 10 KB5034441 falha com 0x80070643
O código de erro significa que não tem armazenamento livre suficiente na partição de recuperação, que agora requer uma nova atualização para corrigir a lacuna do BitLocker.
Isto significa que alguns utilizadores não puderam implementar actualizações mensais ou opcionais. Tudo porque a atualização defeituosa da partição de recuperação bloqueou o processo do Windows Update.
A Microsoft foi bastante rápida a reconhecer que fez asneira.
A empresa publicou uma documentação de suporte informando que os utilizadores podem deparar-se com o erro “0x80070643 – ERROR_INSTALL_FAILURE” ou “Windows Recovery Environment servicing failed, (CBS_E_INSUFFICIENT_DISK_SPACE)” quando o Windows detecta pouco armazenamento na partição de recuperação.
A Microsoft também partilhou uma solução alternativa que requer o aumento do tamanho da partição de recuperação e permite que as actualizações do Windows sejam instaladas sem problemas.
Além disso, a Microsoft publicou um script do PowerShell para corrigir manualmente o patch de segurança do BitLocker. Em teoria, esses scripts copiam as imagens de uma atualização dinâmica e corrigem a lacuna. Tudo para que não precise instalar a atualização do Windows 10 KB5034441.
Entretanto o documento oficial afirma que a Microsoft planeia corrigir o problema numa próxima atualização, mas a correção automática ainda não chegou.
Até agora, o gigante da tecnologia tentou corrigir as coisas com um script especial do PowerShell. Isto com o objetivo de corrigir um problema de segurança do BitLocker sem precisar da atualização defeituosa. No entanto, não espere uma correção automática para falhas de instalação da atualização da partição de recuperação do Windows 10 tão cedo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!