É verdade que a Microsoft já abandonou completamente os equipamentos Windows Phone. No entanto isto não significa que tenha deixado completamente de lado os dispositivos móveis e não esteja a pensar como levar o melhor do Windows 10 a estes equipamentos. Como sabem este fabricante tem tentado entrar em força no mercado dos smartphones há já alguns anos, mas sem um sucesso estrondoso.
A nosso ver o principal problema pode estar na fórmula. Assim, ao invés de tentar concorrer com o que já existe, será uma boa ideia adaptar-se e ajudar até a melhorar as funcionalidades e a interatividade entre os utilizadores e os sistemas operativos.
Agora e quer sejam utilizadores de um iPhone ou de um smartphone Android, vão sem dúvida começar a ver “coisinhas” da Microsoft a acontecerem nos vossos equipamentos que vão, sobretudo, facilitar a interação entre estes equipamentos e o sistema operativo Windows. Isto vai sem dúvida atrair os utilizadores de dispositivos móveis que não dispensam o sistema operativo da Microsoft no computador.
Windows 10: Um caminho mais fácil para o Android
O Android é por si só um sistema operativo mais aberto e como tal é mais fácil que a Microsoft chegue a ele do que ao iOS. Em paralelo, o sistema operativo da Google permite a utilização de launchers personalizados, uma caraterÃstica que não está disponÃvel no iOS. Assim os utilizadores Android vão aproveitar da melhor forma o Microsoft Launcher que vai obter no futuro suporte para a Timeline. Com esta funcionalidade vai poder voltar atrás e verificar as aplicações e os websites que utiliza e acede em todos os dispositivos, sejam eles, computadores, tablets ou smartphones.
De acordo com o conhecido site TechCrunch, o Microsoft Launcher vai permitir também utilizar as mesmas aplicações no Android e no Windows para concluir uma determinada tarefa. Se não tiver a aplicação certa instalada no seu smartphone, o próprio launcher vai encontrá-la na Play Store.
Ainda assim a Apple não fica de fora
No entanto e apesar das dificuldades técnicas a Timeline também vai chegar ao iPhone e ao iPad, embora de forma mais limitada. Como a Apple não permite que os programadores controlem o ecrã inicial, não vai existir nenhum launcher para iPhone. No entanto a Microsoft vai permitir que os utilizadores façam a gestão da sua Timeline através do conhecido browser Edge. Como se conclui facilmente, tudo isto é mais limitado no iPhone, mas ainda assim, funcional.
Outra novidade que a Leak já abordou esta manhã, é a funcionalidade My Phone que vai estar disponÃvel em breve para os utilizadores do Programa Windows Insider. Na prática vão poder responder a mensagens de texto, notificações, partilharem fotografias e movê-las para computadores com o Windows 10. Já se sabe que esta aplicação vai funcionar bem com o Android, mas até agora não é claro como será a integração com o iPhone.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!