Nos últimos meses a Microsoft tem estado a trabalhar numa nova função opcional chamada Notícias e Interesses. Na prática vai mostrar-nos as notícias de uma forma semelhante ao que acontece com o Google Discover. Tudo isto, na nossa barra de tarefas. Para além disso, a Microsoft também vai mostrar informações detalhadas da meteorologia. Considerando a taxa de utilização do Windows 10 esta questão de notícias pode beliscar o negócio de conteúdos à Google.
Novo Windows 10 pode roubar um negócio à Google!
Esta função faz parte do novo sistema de pesquisa e pode ser atualizada através de pequenos updates do Windows. De facto, agora a Microsoft vai poder mudar facilmente pequenos elementos da Interface com muito mais facilidade.
Dito isto, no último update para a barra de ferramentas, a Microsoft está a introduzir suporte para um painel de personalização. Para aceder, tem de dar um clique no botão gerir interesses. Depois abre o Microsoft Edge para ajudar os utilizadores a selecionarem os tópicos nos quais têm interesse.
A imagem abaixo partilhada pelo site WindowsLatest mostra como tudo funciona.
Os interesses estão divididos em várias categorias. Assim pode escolher entre Notícias, Entretenimento, Desporto, Dinheiro, Lifestyle e outras.
Se selecionar um tópico e der um clique no botão seguir, verá mais histórias acerca desse assunto. Caso não goste de alguma é so dar um clique com o botão direito do rato por cima da mesma para a esconder.
Existe também uma página especial que foi desenvolvida para afinar o seu feed ao adicionar outros publishers da rede de notícias da Microsoft.
Pode alterar as fontes que segue a qualquer momento.
Lembro que tem de usar o Microsoft Edge para aceder a estas definições. Ou seja, é uma forma interessante da Microsoft forçar a utilização deste browser. O que neste caso não é mau porque ele está realmente bom. Ou seja, não abre estas definições com o Chrome ou Firefox.
É tudo muito bonito mas isto vai trazer um problema…
Esta nova função pode acabar por atrasar o PC. A versão de teste do novo Windows já está nas mãos dos testers e já foi possível verificar-se que esta funcionalidade está sempre a verificar os feeds de notícias em segundo plano. Ora isto pode ocupar cerca de 150MB de memória a toda a hora. Para um mega-PC com muita memória, isto não será um problema. No entanto, para um equipamento mais modesto, isto poderá dar origem a muitas situações chatas. O resultado é uma grande pancada no desempenho!
Entretanto esta novidade não agrada a quem quer uma instalação do Windows 10 muito limpinha e sem fogo de artíficio. Para além disso coisas que ocupam memória são mal recebidas pela comunidade.
Seja como for e para acalmar as hostes, a Microsoft já revelou que esta funcionalidade é opcional. Como tal, vai poder desativá-la e poupar memória.