A Microsoft corrigiu finalmente um bug no Windows 10 que podia fazer com que os discos NTFS ficassem corrompidos com um simples comando. De facto isto é algo muito importante mas que não está totalmente resolvido. Agora parece que este problema está corrigido, mas infelizmente não é para todos. Ou seja, ainda pode ser atingido por esta falha e ficar sem as suas coisas.
Windows 10: corrigido bug que corrompe os discos só que não!
Esta situação começou a tornar-se particularmente grave em Janeiro. Em vários testes efetuados pelo site BleepingComputer, este comando chegava de forma escondida dentro de um ficheiro de atalho do Windows, um ZIP ou vários outros vetores. Deste modo conseguia ativar um sistema que vai corromper o índice do sistema de forma instantânea.
Já em agosto de 2020 e outubro o investigador da infosec Jonas L tinha chamado à atenção para uma vulnerabilidade NTFS que afetava o Windows 10. O pior de tudo era a falta de correções.
Quando explorada, esta vulnerabilidade podia ser acionada por um comando de linha única. Assim corrompia instantaneamente um disco rígido formatado em NTFS.
Esta falha tornou-se explorável a partir do Windows 10 build 1803, a atualização do Windows 10 de abril de 2018, e continuou a funcionar na versão mais recente.
Os insiders já têm este problema resolvido
Com o lançamento desta semana do Windows 10 Insider build 2132, a Microsoft incluiu uma correção não documentada que faz com que o comando não funcione. Tudo porque o caminho anterior já não está disponível.
Assim e quando executa o comando que corrompe os discos aparece uma mensagem a referir que o nome da pasta não existe como refere o Bleeping Computer.
O problema é que isto ainda só está disponível para insiders. Assim ainda não está na versão a que os comuns mortais têm acesso e como tal continuam a sofrer com este problema.
Ou seja, até lá tenha muito cuidado com os comandos executados.