O Painel de Controlo faz parte do Windows desde a versão 1.0. No entanto, nos últimos tempos tem vindo a ser substituído pela app de configurações no Windows 10. Ainda assim, os mais habituados a estas andanças não gostam muito. O que é certo é que a Microsoft quer que os utilizadores passem a usar esta app de configurações. Sobretudo a partir da atualização do Windows 10 de outubro de 2020. Agora e para a tornar ainda mais interessante há uma abordagem de modernização.
Windows 10: há mais uma novidade na app de configurações
Como se pode observar nas versões preview mais recentes do Windows 10, a Microsoft está agora a trazer mais páginas para esta app. Até aqui eram encontradas no Painel de Controlo. Passam agora para a aplicação de Configurações moderna.
Por exemplo, numa das últimas versões preview já lançadas em janeiro de 2021, tem uma secção para gerir os espaços de armazenamento. Na prática, isto é uma funcionalidade que permite ligar vários dispositivos ao computador e tratá-los como um único dispositivo.
Dito isto, a Microsoft tornou tudo mais moderno. Entretanto pode dar um clique nos espaços de armazenamento para gerir tudo a partir da app de definições.
Entretanto num podcast, a Microsoft explicou tudo. Assim as páginas de configuração são criadas tendo em mente a “acessibilidade” e a “experiência moderna”. Essas páginas também oferecem uma melhor integração com funções nativas do Windows. São exemplo disso as Configurações de armazenamento e Sensor de armazenamento.
Mas ninguém vai remover o painel de controlo.
Não é o adeus ao painel de controlo. Mas pode ser a algumas páginas.
Ou isso ou desativadas a uma dada altura. Tudo para unificar a experiência de configurações em todo o sistema operativo.
Quanto isto acontecer, algumas páginas no painel de controlo vão redirecionar os utilizadores para a aplicação configurações do Windows 10. A Microsoft vai bloquear aplicações de terceiros que funcionem como alternativa para aceder a páginas ocultas no painel de controlo.
Para além dos espaços de armazenamento, a Microsoft também está a modernizar a ferramenta de gestão de disco e partições.
O que prefere? O Painel de Controlo ou a nova app de configurações? Conte-nos tudo nos comentários!