Windows 10 vai começar a bloquear muitas apps automaticamente!

O Windows 10 tem vindo a receber muitas funcionalidades nos últimos tempos. O principal objetivo é tornar-se o sistema operativo mais seguro e que ele funcione melhor. É verdade que nem sempre isto é fácil. No entanto, a Microsoft está a dar os passos certos. A propósito disto todas as atenções estão centradas agora no Windows Defender que tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Foi com o update de Maio de 2020 para o Windows que a Microsoft adicionou a possibilidade de se bloquear aplicações indesejadas mas que muitas pessoas utilizam. No entanto, isto sempre foi manual. Agora eis que o Windows 10 vai começar a bloquear muitas apps automaticamente.

Mas que apps são estas que o Windows 10 vai começar a bloquear de forma automática?

A primeira coisa é que não se trata de vírus. Na prática são apps que podem conter publicidade, ser torrents, miners, cracks para se correr jogos de forma pirateada ou até aplicações com fraca reputação. Escusado será dizer que para muitas pessoas isto pode não dar muito jeito.

Defender Windows 10

Ora se até aqui este bloqueio acontecia de forma manual, agora vai deixar de ser assim. Dito isto, o Windows vai começar a bloquear estas aplicações para todas as pessoas que estão a correr o Windows 10 com o update de Maio de 2020 ou superior. Ou seja, para basicamente todas as pessoas, menos as que não têm feito os updates.

Escusado será dizer que isto não está a ser muito bem recebido por parte das pessoas que querem ter esta escolha, por defeito. É que quem tiver cracks ou utilizar formas menos legais de aceder a aplicações vai sofrer com isto. Claro que aqui o objetivo principal é que as pessoas tenham liberdade. Ainda assim a Microsoft olha para isto como uma forma essencial de garantir a segurança do sistema operativo.

Os falsos positivos podem ser um problema

É verdade que na maioria dos casos o Windows Defender vai acertar nas aplicações que assinalar. No entanto isto não é uma verdade incontestável. É que existem sempre falsos positivos. Como tal, uma aplicação legítima pode ser bloqueada e depois está o caldo entornado.

É possível desativar-se esta função?

À partida sim. Para esse efeito será necessário recorrer-se ao menu Iniciar e depois a Definições. A seguir procure por Atualizações e Segurança. Depois vá a Segurança do Windows. Na barra esquerda procure pelo separador de controlo de apps e browser. Aí procure por proteção baseada em reputação. Depois pode desativar nessa secção o bloqueio automático ou não de aplicações potencialmente indesejadas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também