Numa altura ou noutra todos acabamos por perder dados. De facto, quando menos esperamos. Lembro-me bem de estar numa empresa onde trabalhei com o meu portátil pessoal, alguém tropeçar no fio ele cair ao chão e a única coisa que ficou danificada foi o disco rÃgido. Resultado, perdi tudo. Já diz o ditado em casa de ferreiro espeto de pau. Como tal não tinha backups. Infelizmente acabei por perder algumas coisas. Não tão importantes como isso, mas consideravelmente importantes. É por isso que hoje venho chamar a vossa atenção para a questão dos backups. Podem pensar, lá está este. Mas acreditem que é realmente importante. Vamos então olhar para as melhores formas de backup para o Windows 10 e não só.
Windows 10: qual a melhor forma de backup para o meu PC?
No caso dos backups existem vários métodos. Uns são mais eficazes e rápidos e outros menos. Mas qual será o melhor? E que ficheiros necessita de incluir?
A primeira coisa que tem de estar no seu backup são os seus ficheiros pessoais. Podemos sempre voltar a instalar o sistema operativo ou voltar a descarregar os programas que perdemos. Mas os nossos ficheiros pessoais não temos forma de recupera.
Quaisquer dados como documentos, fotografias, vÃdeos, emails, devem ser guardados com regularidade. É que nunca vão poder ser substituÃdos.
Claro que também pode fazer backup do sistema operativo, programas e outras definições. Não é mandatório, mas a sua vida será bem mais simples se tiver de mudar de disco. Isto torna-se especialmente importante se for daquelas pessoas que gosta de mexer nos ficheiros de sistema, editar o registo e atualizar regularmente o hardware.
As várias formas de criar um backup do computador
Como sabe existem várias formas de fazer este processo. Pode utilizar um disco externo ou então colocar todos os ficheiros num servidor remoto. Mas cada um destes sistemas tem os seus benefÃcios e fatores conta.
Utilizar um disco externo
Se utilizar um disco externo ligado à porta USB do computador o processo é simples. No Windows 10 pode utilizar o Histórico de Ficheiros para efetuar uma cópia de segurança para uma localização de rede ou unidade externa. Escolha Iniciar> Configurações > Atualizações e Segurança> cópia  de segurança> Adicionar uma unidade e, a seguir, escolha uma unidade externa ou localização de rede para as suas cópias de segurança.
As vantagens é que é talvez o método mais rápido e barato. Mas se houver algum problema na sua casa e ficar sem o disco que utilizou para guardar a cópia de segurança fica sem tudo.
Mas se quiser fazer as coisas mais à séria mais vale recorrer a um software especializado para o efeito. Um bom exemplo de uma aplicação poderosa é o Macrium Reflect 7 Home Edition.
É super rápido a fazer os backups e sobretudo a restaurá-los.
Backup para a Internet
Há vários serviços que permitem fazer backup para a Internet. Desse modo nunca vai perder nada de importante. A única questão é que isto tem custos.
Dos serviços que já experimentei o que me parece ter a melhor relação qualidade preço é o iDrive. Tem até uma versão grátis com 5GB. No entanto a que me parece melhor é sem dúvida o personal.
Dito isto, permite fazer backup de tudo o que está no seu PC para a Cloud, mas também é compatÃvel com Macs, iPhones, iPads e dispositivos Android.
Pode escolher fazer backup de tudo o de alguns tipos de ficheiros em especial e gerir tudo a partir de uma única consola. De facto é muito completo.
O Acronis True Image também é realmente bom. Mas seria eventualmente a minha segunda escolha ao nÃvel da relação custo benefÃcio.
Claro que também há ferramentas de armazenamentos na Cloud grátis como o Google Drive. No entanto, neste artigo, quis centrar-me sobretudo naquelas que conseguem fazer uma cópia integral do sistema.
O que é melhor para fazer o backup completo no Windows 10?
Os dois. No meu caso eu tenho apenas backups locais. Sobretudo porque lido com ficheiros de grande dimensão por questões de design e edição de vÃdeo. No entanto, considero que a melhor solução será sem dúvida um misto. Quem tiver os backups localmente e utilizar um serviço na Cloud é a garantia de que nunca vai perder nada. Para além disso 44 Euros por ano é um preço aceitável para garantir a nossa segurança, inclusivamente no caso de termos um incidente relacionado com ransomware.
Qual é a forma de backup para o Windows 10 e outros que preferem? Contem-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!