Windows 10 vai facilitar e muito a associação de ficheiros

A Microsoft quer simplificar algumas coisas no seu sistema operativo e como tal facilitou as alterações das associações de ficheiros. Dito isto, adicionou uma nova funcionalidade de pesquisa que permite encontrar rapidamente a extensão que deseja modificar. Mas como funciona o novo sistema de associação de ficheiros do Windows 10?

Windows 10 vai facilitar e muito a associação de ficheiros

Quando um programa é instalado no Windows, ele fica configurado como a aplicação por defeito para abrir determinados tipos de ficheiros. Por exemplo, o Word associa-se a ficheiros .docx, o Excel a .xlsx e o VLC Media Player a ficheiros mp4.

Isto permite que um utilizador clique duas vezes num ficheiro e tenha o programa adequado para iniciar e abrir o ficheiro.

Windows 10 ficheiros

Às vezes, no entanto, podemos querer que um programa diferente seja associado a uma determinada extensão. Isto porque preferimos outra app para lidar com eles.

O Windows permite que altere as associações de ficheiros acedendo a Configurações> Aplicações> Aplicações padrão e escolhendo na parte inferior a opção intitulada “Escolha aplicações padrão por tipo de ficheiro”.

Isto leva-nos a um ecrã que lista todas as extensões configuradas no computador e o programa associado a elas. É aí que escolhemos o que abre o quê.

O problema é que o Windows normalmente tem centenas de extensões configuradas. Por este motivo, pode ser irritante percorrer todas elas para encontrar a extensão específica que deseja alterar.

Para facilitar, a Microsoft está a desenvolver uma nova funcionalidade de pesquisa para este ecrã de configurações que permite pesquisar rapidamente uma extensão específica que deseja alterar.

Dito isto, se deseja alterar o programa padrão para uma extensão específica, em vez de passar pela lista inteira, basta digitar o nome da extensão e será revelada a associação específica.

Atualmente, esta funcionalidade está em desenvolvimento nas compilações do Windows 10 Insider e não estará disponível até pelo menos ao outono de 2020.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também