Os perigos estão cada vez mais diversificados e estão à espreita em todo o lado. Dito isto, há um novo alerta de update do Windows 10 que tem mesmo de ignorar. É que caso contrário vão conseguir entrar no seu computador e em ultima análise na sua rede. Assim, tenha muito cuidado e mal receba esta aviso ignore-o de imediato.
Windows 10: atenção se receber este alerta de update não instale!
Esta ameaça foi analisada pela equipa do Malwarebytes que é um software anti-malware muito conhecido. Talvez dos mais conhecidos. Na prática tenta aproveitar-se das pessoas que foram vítimas do ataque de ransomware Kaseya-REvil. A comunicação diz que se trata de uma correção para o ataque Kaseyae surge na forma de update do Windows. No entanto, é apenas um email com um anexo que tenta infetar o computador.
Mas a Microsoft não está a disponibilizar um update para este efeito?
Não. Nem tão pouco envia emails às pessoas com anexos como SecurityUpdates.exe. Dito isto, temos sempre de olhar para a proveniência da mensagem. Se recebe um email da Microsoft a pedir-lhe para descarregar e instalar um ficheiro, isto levanta logo suspeitas. É que a gigante de Redmond tem um sistema de atualizações automáticas para este mesmo efeito.
Quem criou esta ameaça que levou a um alerta para não se instalar o último update no Windows 10?
Ainda não se sabe ao certo. Os responsáveis pelo ataque de ransomware Kaseya foram um grupo conhecido por REvil. Quanto a este update ainda não se conhece os responsáveis, ou pelo menos o MalwareBytes ainda não quis dizer.
Os ataques de ransomware como o Kaseya que encriptam o disco dos utilizadores não param de aumentar. É por esse motivo que deve estar protegido e ativar o sistema anti-ransomware do Windows. Pelo menos para tornar as surpresas mais difíceis.
Ativar a proteção anti-ransomware no Windows
Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.
Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.
Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!
Assim ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.
Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!