Estamos oficialmente em 2025 e o Windows 10, que em breve estará obsoleto, não está a perder quota de mercado. Com base nas estatísticas dos últimos meses da StatCounter, o antecessor do Windows 11 está a recuperar uma posição na quota de mercado global. Mas será que é mesmo esse o caso? A verdade é que o Windows 10 acaba em breve mas isto não anda a levar necessariamente muitas pessoas para o Windows 11.
Quem levantou esta “lebre” foi o site Windows Latest que analisou os dados dos últimos dois meses do Statcounter, antes dos quais a quota do Windows 10 estava a cair drasticamente. Em outubro de 2024, atingiu sua participação de mercado mais baixa de 60,95%, mas registrou uma pequena recuperação para os níveis de setembro.
O Windows 11 perdeu 0,62% de quota de mercado e caiu para 34,94% no mesmo mês.
Dezembro de 2024 foi outro bom mês para o Windows 10, com um aumento de 0,87 em relação ao mês anterior, atingindo 62,7% dos utilizadores.
Essa pequena mudança mostra que os utilizadores ainda a agarrar-se ao Windows 10, apesar dos esforços da Microsoft para eliminá-lo gradualmente.
Agora, o que é importante entender é que o StatCounter pode ter erros e correções, e é por isso que o Windows 10 está a crescer e depois a cair novamente. Mas com base na tendência observada parece que o Windows 10 não está realmente a perder participação de mercado.
E quanto aos jogadores?
O Windows 10 não parece ter nenhum crescimento. Está constantemente a diminuir, e os números já estão abaixo da marca dos 50%.
Os números mais recentes mostram que o Windows 11 ganhou uma quota de 6,16% e subiu para quase 56%, enquanto o Windows 10 perdeu uma base de utilizadores de 5,07%. Os jogadores estão a mudar ativamente para o Windows 11, principalmente porque os novos PCs vêm com ele, e comprar uma licença do Windows 10 já não faz sentido.
A impressionante quota de mercado de 42,39% do Windows 10 na comunidade de jogos, quando estamos a menos de dez meses da sua retirada, é desconcertante.
Mesmo depois de tanta pressão e insistência dos seus utilizadores, a Microsoft não parece conseguir convencer toda a gente a fazer a mudança. Isto deve-se principalmente ao fato de impedir que muitos utilizadores usem o Windows 11 devido aos requisitos de hardware.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!