Ninguém gosta de ter um Wi-Fi fraco em casa. Afinal de contas dependemos dele para muitas coisas já que cada vez temos mais dispositivos ligados à Internet. É aliás este facto que leva muitas vezes as pessoas a adquirirem um repetidor Wi-Fi que em muitos casos acaba por não resolver o problema ou por criar outros. Os repetidores podem dar jeito para algumas coisas. Mas em muitos casos vai estar a gastar dinheiro e pode não conseguir resolver a raíz do problema. Assim se tem o Wi-Fi fraco faça isto antes de gastar dinheiro e veja se o problema ficou resolvido.
Mude o seu router de sítio
A recomendação mais fácil de implementar desta lista é mudar o seu router para uma localização mais central.
Idealmente, mantenha uma linha de visão direta entre o router e os dispositivos de Internet. O Wi-Fi pode atravessar paredes, mas materiais como metal, pedra e azulejos podem bloquear o seu sinal.
Acima de tudo certifique-se de que o router não está no chão. Quanto mais alto estiver, menos objectos bloquearão o seu sinal.
Entretanto é provável que haja vários electrodomésticos em sua casa, incluindo um micro-ondas. Se colocar o seu router na cozinha ou perto dela, pode acabar por perder muita velocidade.
Qualquer coisa em sua casa, incluindo micro-ondas, monitores de bebés, câmaras de segurança sem fios, dispositivos Bluetooth e até telefones sem fios, podem interferir com os seus sinais Wi-Fi. A interrupção pode causar qualquer coisa, desde uma pequena falha de velocidade até tornar a sua rede totalmente inutilizável. Os routers Wi-Fi mais antigos são mais susceptíveis a interferências externas, pelo que também pode ser um sinal para atualizar o seu router.
Montar o router Wi-Fi numa posição elevada ajuda a atenuar este problema!
criam duas redes. Isto pode não parecer um problema. No entanto, os dispositivos não são bons a mudar automaticamente para a rede que oferece a melhor ligação. Isto significa que, mesmo quando está mais perto do ponto de acesso que oferece a melhor ligação, o seu dispositivo pode continuar a ligar-se ao ponto de acesso mais afastado. Utilizar um extensor significa que nunca terá de mudar manualmente de rede sempre que entrar numa nova divisão.
Mude os seus dispositivos de 5GHz para 2,4GHz
Sabia que o seu router funciona em duas frequências diferentes? A maioria das pessoas possui um router de banda dupla que utiliza Wi-Fi de 5 GHz e 2,4 GHz. Nenhuma das frequências é inerentemente melhor do que a outra, sendo que cada uma oferece determinadas caraterísticas.
Por exemplo, a frequência de 5 GHz é mais rápida do que a de 2,4 GHz. Mas apenas em distâncias curtas. A frequência de 2,4GHz é mais lenta do que a de 5GHz, mas à medida que se afasta do ponto de acesso, a ligação de 2,4GHz será a única à qual se pode ligar. Por isso, pode considerar mudar os seus dispositivos de Wi-Fi de 5GHz para 2,4GHz. Poderá sofrer um ligeiro impacto no departamento da velocidade, mas o alcance irá provavelmente compensar.
Altere os canais
Os routers utilizam ondas de rádio para se ligarem aos seus dispositivos. As ondas de rádio são rápidas, mas também podem interferir umas com as outras. Se abrir as definições de Wi-Fi neste momento, é provável que veja dezenas de redes possíveis às quais se pode ligar. Isto é especialmente verdade se viver numa área residencial densamente povoada ou num complexo de apartamentos. Se todos os routers da sua área funcionarem no mesmo canal, é provável que haja interferências.
A boa notícia é que pode mudar o seu canal para um que esteja menos congestionado. A frequência de 2,4 GHz tem três canais não sobrepostos à sua escolha, enquanto a de 5 GHz tem 23 canais não sobrepostos à sua disposição. Se estiver a utilizar o Wi-Fi 6E (o novo canal Wi-Fi de 6 GHz), tem 59 canais não sobrepostos à escolha. Melhor ainda, é fácil mudar o canal do seu router Wi-Fi.
Peça um router novo ao seu operador se nota o Wi-Fi fraco
A redução da velocidade da Internet e as desconexões frequentes são sinais claros de que precisa de atualizar o seu router, especialmente se os passos típicos de resolução de problemas para o acelerar não ajudarem. Ou seja, sabe aqueles telefonemas que faz para a linha de apoio e nada se resolve? É exatamente essa a situação.
Se a sua ligação, outrora rápida, tem agora dificuldades em carregar páginas Web, o streaming é interrompido com mais frequência, as sessões de jogo ou as reuniões online são frequentemente interrompidas, o problema pode estar no seu router antigo.
À medida que adiciona mais dispositivos à sua rede e a sua tecnologia avança, o seu router antigo pode não ter o poder de processamento e a memória necessários para lidar com o aumento da procura, o que leva a velocidades mais lentas e a frequentes quedas de ligação. Isto é particularmente verdade se o seu router utilizar uma versão Wi-Fi mais antiga. E acredite que há pessoas com routers muito antigos, tanto da Vodafone como da Meo e NOS.
Entretanto o alcance e a intensidade do sinal dos routers mais antigos podem deteriorar-se com o tempo, resultando em áreas de ligação fracas ou zonas mortas em sua casa. Uma zona morta sem fios é um local onde o sinal Wi-Fi é fraco ou inexistente. Nessas zonas, é mais provável que haja desconexões frequentes e velocidades mais lentas.
Se tiver expandido recentemente a sua casa ou se tiver mudado para uma casa maior e o seu router antigo não conseguir fornecer cobertura total, actualize para um router que satisfaça as suas novas exigências e cubra uma área maior. Ao atualizar o seu router, escolha um com base no tamanho da sua nova casa e na área que pretende cobrir.
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