Estes são os sinais de que está a dar Wi-Fi ao vizinho!

A maioria das pessoas não vê mal nenhum nisto. Mas isto quando sabem o que se está a passar. Isto porque se tivermos o vizinho na nossa rede Wi-Fi e não soubermos as coisas já complicam. Atenção porque isto é algo que acontece nos prédios mais vezes do que pode imaginar. Assim se ignorar qualquer um dos quatro sinais de que há um problema com a sua rede Wi-Fi, pode ter muitos problemas.

Estes são os sinais de que está a dar Wi-Fi ao vizinho!

A verdade é que há várias razões pelas quais uma rede Wi-Fi comprometida pode custar-lhe muito dinheiro.

A primeira é que, se os criminosos conseguirem entrar na sua rede Wi-Fi, podem espiá-lo, libertar malware e controlar os seus dispositivos. Isto permite-lhes potencialmente roubar o seu dinheiro ou obter informações privadas suficientes para o defraudar ou extorquir.

As pessoas também podem sequestrar a sua rede Wi-Fi e ultrapassar o seu limite mensal de dados, se tiver um, acumulando custos.

Da mesma forma, os ocupantes de redes Wi-Fi próximas podem utilizar tanta largura de banda que a sua rede se torna lenta – pelo que pode acabar por sentir que tem de pagar um plano mais caro do que aquele de que necessita.

É por isso que é extremamente importante certificar-se de que tem uma rede Wi-Fi segura.

Mantenha os dispositivos atualizados

A primeira dica é certificar-se de que mantém os seus dispositivos atualizados. Dito isto, dê especial atenção telemóveis, tablets e computadores.

Se tem um dispositivo que não é atualizado há muito tempo, isto é um sinal de perigo.

usar um Wi-Fi público

As atualizações geralmente corrigem falhas de segurança que podem ser exploradas por cibercriminosos. Por isso, descarregue os updates de segurança assim que estiverem disponíveis – normalmente são gratuitos e instalam-se muito rapidamente.

Por isso, descarregue as atualizações de segurança assim que estiverem disponíveis – normalmente são gratuitas e instalam-se muito rapidamente.

Informações de inicio de sessão predefinidas

O segundo sinal de aviso é quando a sua rede Wi-Fi ainda está a utilizar as informações de início de sessão definidas. Dito isto, inicie sessão escrevendo 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 no browser. Isto pode variar segundo o router que tem. Depois na administração altere os dados de início de sessão.

Definições de segurança incorretas

O terceiro sinal de perigo é quando o seu computador não tem as definições de segurança corretas. Se tiver um computador portátil ou de secretária, certifique-se de que a firewall está ativada e o antivírus permanece ligado. Isto é muito fácil e pode mantê-lo a salvo.

Não utilize uma rede para tudo

Crie uma rede para convidados se a sua rede Wi-Fi doméstica o suportar. Inicie sessão no seu router Wi-Fi e, em seguida, procure as opções para configurar uma rede de convidados. Depois disso, partilhe o nome e a palavra-passe da nova rede de convidados com os hóspedes que estão de visita.

Depois disso, partilhe o nome e a palavra-passe da nova rede de convidados com os hóspedes que estão de visita.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também