Há algumas semanas, noticiámos que a grande maioria das fabricantes do mundo mobile iriam fazer ‘skip’ ao padrão Wi-Fi 6E, devido à dificuldade e custos de implementação, no meio de uma crise de produção. Porquê? Bem… A ideia seria saltar diretamente para o Wi-Fi 7, que como deve imaginar, traz muitas mais vantagens, relativamente à versão ‘E’ do padrão antigo.
Wi-Fi 7 vai significar velocidades de 33.1 Gbps!
Portanto, durante o dia de ontem, a Qualcomm anunciou a sua famÃlia de plataformas Networking Pro Series Gen 3, já baseada no padrão Wi-Fi 7, que deverá chegar em massa nos próximos tempos. O que vai mudar? Bem, como deve imaginar, muita coisa!
Vamos ter melhorias muito significativas na velocidade, menor latência, maior gestão de dispositivos, etc…
O que é o Wi-Fi 7, e quando chega?
Caso não saiba, o padrão Wi-Fi 7 ainda nem sequer está concluido, e pelos vistos, isso só vai acontecer em 2024. Ainda assim, a Qualcomm já parece pronta a abrir as portas ao Wi-Fi de 10 Gbps, numa clara resposta a uma procura por mais velocidade, e melhor qualidade de sinal sem-fios.
Dito isto, o protocolo irá duplicar a frequência do canal Wi-Fi 6 de 160 MHz para 320 Mhz, o que muito resumidamente, significa apena suma coisa… Velocidade! Algo também muito graças à tecnologia HBS da Qualcomm, que utiliza as faixas de 5 GHz e 6 GHz, ao mesmo tempo, para chegar a picos de velocidade de 5.8 Gbps.
Como é que chegamos aos 33.1 Gbps do tÃtulo? Pois bem, é simples, o Networking Pro 1620, a solução mais evoluida da Qualcomm, vai permitir acesso a até 16 linhas de transmissão de dados, cada uma delas a 5.8 Gbps.
Entretanto, a plataforma mais amiga da carteira, é a Networking Pro 620, que por sua vez oferece um pico de velocidade de 10.8 Gbps.
De acordo com a Qualcomm, esta é a solução Wi-Fi 7 com a melhor performance disponÃvel no mercado. Por enquanto.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!