Alguma vez se questionou como é que a Meta faz dinheiro com o WhatsApp para o público no geral? Pois bem, não faz… Ainda! Mas vai começar a fazer! Sabe como? Da mesma exata forma que todos os outros serviços/apps gratuitas fazem no mundo mobile. Ou seja, através de anúncios publicitários.
Mas isto é apenas parte da história, porque o WhatsApp é extremamente lucrativo na parte Business, sendo exatamente por isso que foi “gratuito” até agora para o mais comum dos utilizadores.
WhatsApp: Vamos ter anúncios publicitários na App…
Portanto, se existe uma app gratuita para o utilizador comum no mundo Android e iOS, esta app é o WhatsApp.
Sim, existem várias funcionalidades premium pagas no lado Business (cerca de 10 mil milhões anuais em receitas nesta componente), mas para a grande maioria dos utilizadores o WhatsApp é completamente gratuito, porque além de não ser pago através de dinheiro “real”, também não obriga os utilizadores a ver anúncios publicitários como acontece no Instagram e TikTok.
Infelizmente, isso vai mudar nos próximos tempos. Vamos mesmo começar a ver anúncios publicitários no WhatsApp. Porém, pelo menos numa primeira fase, estes anúncios não vão aparecer dentro das conversas, só fora.
A equipa de desenvolvimento quer manter uma experiência de utilização “limpa”. Mas o que significa isto? Bem, numa primeira fase, os anúncios vão aparecer no Estado, e nos canais Públicos. Porém, no futuro, a entrada num canal privado pode também vir a ser paga.
Dito tudo isto, eu percebo o porquê da integração de anúncios. Porém, se a parte Business é assim tão lucrativa, há mesmo esta necessidade ou melhor… Esta fome de dinheiro? Será que isto vai mudar a experiência de utilização e vai provocar um abandono da plataforma por parte dos utilizadores?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!