A Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Comissão Europeia exige que o WhatsApp (e o Messenger) ofereçam interoperabilidade com outras plataformas de mensagens na União Europeia (UE). Em termos mais simples, exige que o WhatsApp permita que as pessoas enviem e recebam mensagens também de outros serviços de mensagens na região, como o Signal ou o Telegram.
WhatsApp já vai receber mensagens de outros serviços
De acordo com um novo relatório da WABetaInfo, a última versão beta do WhatsApp para Android (v2.23.19.8) inclui “chats de terceiros” para cumprir esses regulamentos (para permitir que as pessoas conversem com indivíduos noutras plataformas). Entretanto a publicação também publicou uma captura de ecrã da funcionalidade, que revela algumas coisas interessantes (e preocupantes).
A nova versão da aplicação apresenta os chats de terceiros às pessoas, informando-as sobre os mesmos e perguntando-lhes se querem ativar a funcionalidade. O primeiro ponto no ecrã de boas-vindas diz que ativar as conversas com terceiros permite enviar mensagens a “alguém fora do WhatsApp”. Também que “as aplicações de terceiros podem usar encriptação de ponta a ponta de forma diferente”.
O que parece preocupante é o segundo ponto, que diz “Spam e fraudes podem ser mais comuns em chats de terceiros.” Isto significa que a ativação de chats de terceiros pode introduzir mais spam. Isto porque as pessoas de qualquer plataforma poderão enviar-lhe mensagens. Como tal pode aumentar as hipóteses de ser alvo de uma burla. O terceiro ponto é igualmente preocupante. Diz: “As aplicações de terceiros têm as suas próprias políticas. Podem tratar os seus dados de forma diferente da do WhatsApp”. Isto significa que essas aplicações podem usar indevidamente seus dados, o que pode ser uma ameaça à sua privacidade.
Felizmente, pode decidir não usar essa função. No entanto, se ativar, o WhatsApp irá mostrar as conversas de outras plataformas numa secção separada, tornando mais fácil distinguir entre conversas de utilizadores do WhatsApp e conversas de utilizadores de outras plataformas. Vale a pena mencionar que esta funcionalidade estará disponível apenas na região europeia. Esperamos obter mais detalhes sobre a funcionalidade assim que as pessoas começarem a utilizá-la.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!