WhatsApp: vai poder recuperar as mensagens apagadas

De vez em quando, pode acontecer enviarmos uma mensagem no WhatsApp à pessoa errada ou então enviarmos a mensagem errada à pessoa certa. Quando isto acontece temos a possibilidade de apagar as mensagens. Isto para que ninguém perceba o que aconteceu. No entanto, por vezes, com a pressa acabamos por apagar aquilo que não queremos e até pode ser alguma coisa importante. Ora o WhatsApp está agora a testar uma forma de recuperar as mensagens apagadas.

WhatsApp: vai poder recuperar as mensagens apagadas

No entanto não é a primeira vez que se fala disto. No início de junho, relatámos que o WhatsApp estava a testar uma opção para este efeito. Agora o WABetaInfo relata que esta funcionalidade está agora a ser lançada para um grupo restrito de utilizadores. Entretanto muito em breve este grupo deverá ser alargado.

Mas como funciona?

Depois de apagar uma mensagem surge uma notificação flutuante na parte inferior a confirmar a eliminação. Entretanto temos também um botão desfazer que ajuda a recuperar a mensagem eliminada. Mas atenção! É que este barra só é visível durante alguns segundos. Lembro que muitas aplicações têm um fluxo semelhante para desfazer uma tarefa, sendo o Gmail um excelente exemplo disto.

Seja como for esta é uma excelente adição ao WhatsApp.

Entretanto a disponibilidade desta função na versão beta não garante que se torne global. No entanto é bem provável que chegue mesmo em breve.

Para além desta o WhatsApp revelou que vai introduzir uma nova funcionalidade que garante que os utilizadores não podem tirar prints das mensagens que foram enviadas com o intuito de serem vistas apenas uma vez. Estas mensagens com duração limitada, como o nome sugere, permitem que os utilizadores do WhatsApp enviem uma fotografia ou vídeo que só pode ser visto uma vez pelo destinatário. No entanto, até agora os utilizadores do WhatsApp poderiam contornar esta situação tirando prints destas mensagens.

WhatsApp vai bloquear os prints e utilizadores não gostaram

No geral isto é uma boa notícia. É que a função anterior tinha uma lacuna que ia contra o espírito da funcionalidade e poderia causar problemas ao remetente. Sobretudo a quem não sabia que era possível tirar capturas de ecrã de uma mensagem temporária.

Ainda assim e como não é possível agradar a todos, há vários utilizadores descontentes com esta medida.

WhatsApp prints

No entanto, agora chega finalmente a medida que faltava e não vem sozinha. É que para além desta virão outras funções relacionadas com a questão de privacidade.

Além de bloquear os prints nestas mensagens mais sensíveis, o WhatsApp também vai permitir que as pessoas saiam das conversas de grupo silenciosamente e controlem quem pode ver o seu estado online.

Mas as novidades não ficam por aqui. O WhatsApp está a trabalhar numa opção que permite aos utilizadores gravarem e carregarem mensagens de voz para o estado. Foi algo descoberto como habitualmente pelo site WABetaInfo. Entretanto quando esta opção estiver disponível, vai deixar gravar uma mensagem como se faria dentro de um chat. Para além disso, será possível carregar também ficheiros já existentes. No entanto ainda temos de perceber como isso irá funcionar. Entretanto estas gravações de voz serão partilhadas com os contactos do WhatsApp utilizando as mesmas definições de privacidade disponíveis para as fotos e vídeos. Tudo será também encriptado.

WhatsApp estados

O WhatsApp não é a única app que brinca com os posts por voz. O Twitter tem estado a testar a opção de publicar tweets de voz no iOS há já algum tempo. No entanto, isto ainda não está disponível para todos. No caso do WhatsApp esta função parece fazer ainda mais sentido. Afinal de contas esta app já suportava mensagens de voz. Agora é só uma questão de incluir isto no estado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também