Nos últimos tempos tem-se apontado muito o dedo ao WhatsApp. No centro de todas as questões esteve principalmente a nova política de privacidade. No entanto, os tempos parecem estar mais calmos e inclusivamente muitas pessoas que tinham trocado esta plataforma por outras concorrentes como o Telegram ou o Signal estão a voltar. Eventualmente passaram a usar as duas ou três aplicações. Seja como for, o WhatsApp continua empenhado em introduzir muitas novidades na sua app. Ainda assim as críticas continuam. Desta vez porque o WhatsApp deixou de fora uma função importante mas afinal parece que foi para nos proteger.
WhatsApp deixou de fora função importante para nos proteger!
O WhatsApp lançou recentemente uma novidade interessante na versão beta para Android que permite enviarmos fotos e vídeos que desaparecem depois da pessoa para quem enviarmos ter visto. Não é algo novo noutras plataformas, mas é novidade nesta. Assim, enviamos qualquer conteúdo e assim que a outra pessoa o vir é apagado.
Ora teria toda a lógica se com esta função o WhatsApp tivesse bloqueado as capturas de ecrã. Afinal de contas eu envio uma coisa para outra pessoa para ser só vista uma vez, essa pessoa tira um print e dura para sempre. Vai contra toda a lógica do sistema. No entanto, o WhatsApp deixou essa função de fora de propósito.
Como refere o site WABetaInfo, o WhatsApp quer que usemos esta função da forma cerca e sem cairmos em situações complicadas.
Existem diversas formas de contornar os sistemas que impedem as capturas de ecrãs. Especialmente no Android. Assim, mesmo que essa função esteja bloqueada podem continuar a tirar screenshots ou capturar vídeos. Ora, isto dá-nos uma falsa sensação de segurança.
Pensando nós que não havia hipótese de tirar capturas de ecrã, mais facilmente íamos enviar coisas sem pensar. O problema é que alguém podia ter uma terceira aplicação instalada para capturar tudo e esses conteúdos acabavam espalhados na internet. Assim, ao termos a noção que alguém pode tirar um print do que enviámos, temos sem dúvida muito mais cuidado. É sem dúvida a melhor forma do WhatsApp nos proteger.
Mas não poderiam existir outros métodos de bloqueio?
Sim, sobretudo para se detetar essas aplicações de captura de ecrã. No entanto, seria uma luta interminável. É que estão sempre a surgir novas apps e métodos. Como tal seria uma perda de tempo.
Agora já sabem porque motivo esta função não foi introduzida. Afinal, foi só para o WhatsApp nos proteger.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!