WhatsApp prepara-se para falar com outras aplicações

Parece que o WhatsApp está a preparar-se para adicionar suporte de modo a receber mensagens de utilizadores de outras aplicações semelhantes. Isto de acordo com a última versão beta da aplicação para Android, que adicionou uma nova secção projetada para esse fim.

WhatsApp prepara-se para falar com outras aplicações

De acordo com o WABetainfo, a nova versão 2.23.19.8 do WhatsApp Android beta mostra uma nova secção chamada “Chats de terceiros”. No entanto, esta parte da aplicação não está atualmente funcional. Assim é quase certo que se trata de um espaço reservado para adicionar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores de aplicações de mensagens semelhantes enviar mensagens de texto aos utilizadores do WhatsApp.

A nova secção está provavelmente a ser desenvolvida graças à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (DMA). A legislação, que entrou em vigor em 2022, foi criada para designar certas aplicações e serviços online omnipresentes como “guardiões”. Esses guardiões devem “permitir que terceiros interajam com os próprios serviços do guardião em certas situações específicas”.

No início deste mês, a Comissão Europeia nomeou seis empresas e 22 serviços como guardiões digitais. Uma dessas empresas era a Meta e um desses serviços era o WhatsApp. Assim o WhatsApp e as outras aplicações nomeadas para esta lista devem cumprir a DMA no prazo de seis meses. É provavelmente por isso que esta nova secção apareceu agora na versão beta do WhatsApp para Android.

Ainda existem algumas dúvidas sobre como este novo chat de terceiros irá realmente funcionar no WhatsApp. Uma característica que muitos utilizadores gostam no serviço é a encriptação de ponta a ponta das mensagens. Adicionar acesso a chats de terceiros, alguns dos quais podem não empregar esse tipo de segurança, pode ser um problema.

Além disso, ainda não sabemos se o suporte do WhatsApp para conversas com terceiros será apenas para os utilizadores da UE, ou se a Meta irá alargar esta funcionalidade a outros mercados. Obviamente, iremos saber muito mais sobre esta nova funcionalidade e como irá funcionar nas próximas semanas e meses.

Mas afinal o que são Gatekeepers?

Os gatekeepers são necessários em muitos setores. São pessoas ou políticas que atuam como intermediários, controlando o acesso de um ponto ao outro. Podem recusar, controlar ou atrasar o acesso a serviços. Ou podem ser utilizados para supervisionar a forma como o trabalho está a ser realizado e se cumpre determinadas normas.

Pode ler mais sobre isto nesta ligação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também