Ninguém nega que o WhatsApp é uma excelente plataforma de comunicação. No entanto, ainda tem as suas limitações. Sobretudo quando queremos tocar de equipamento, de número ou de plataforma. Para que no próximo artigo que escrever já não possa dizer estas coisas, o WhatsApp tem uma novidade extraordinária a caminho. Na prática, para além de podermos migrar os conteúdos entre plataformas, algo de que já tinhamos falado, vamos também poder fazê-lo quando mudarmos de número!
WhatsApp ganha uma novidade extraordinária! Veja como funciona
Mas não são só as conversas que serão migradas. Também os conteúdos multimédia.
Esta novidade está em desenvolvimento no WhatsApp para Android e iOS e deve chegar em breve.
Entretanto há outra novidade mas que diz respeito à segurança.
O site WABetaInfo reportou que a mais recente versão beta mostra, ainda que ao de leve, uma nova função de segurança. Na prática permite a encriptação das cópias de segurança armazenadas no Google Drive. Para além de proteger os backups, também será possível proteger as imagens com uma password. Esta função já está com o desenvolvimento muito avançado e deverá chegar numa próxima versão do WhatsApp para Android.
Como referi esta função ainda não está disponível para o público. No entanto, assim que chegar, será muito mais complicado deitar-se a mão à nossa cópia de segurança. Ou seja, temos dados sensíveis, mensagens e imagens fortemente encriptados. Uma boa notícia que chega ao mesmo tempo de outra má para a plataforma.
De facto são muitas novidades a chegarem ao WhatsApp e são bem-vindas. Isto numa altura em que ainda se continua a falar da política de privacidade.
A nova política de privacidade do WhatsApp deu origem a muita controvérsia na altura da revelação. Tanto entre os consumidores como entre os reguladores. Aliás, foi por esse motivo que o WhatsApp decidiu não bloquear a aplicação a quem não aceitar as condições, mas sim retirar funções. Os reguladores não estão nada contentes com estas regras e vão começar a mexer-se. Dito isto, o principal regulador de proteção de dados da Alemanha proibiu para já o Facebook de processar dados pessoais dos utilizadores do WhatsApp e a guerra chega à Europa.