WhatsApp prepara sistema de edição de mensagens

O WhatsApp está a ter cada vez mais concorrência. O Telegram não pára de ganhar funcionalidades e também o Signal está cada vez melhor. É talvez por esse motivo que os programadores da Meta não têm parado. Assim estão sempre a adicionar novas funções ao WhatsApp, sendo que algumas são mesmo importantes para os utilizadores. Agora há mais uma grande novidade que apesar de ainda não estar disponível, vai chegar muito em breve. Falo da possibilidade de edição de mensagens no WhatsApp. Veja como vai funcionar.

WhatsApp prepara sistema de edição de mensagens

Esta é uma função realmente importante e que está a chegar a várias plataformas. Pelo menos aquelas que ainda não a tinham. É exatamente o que aconteceu ao Twitter. Depois de tantos pedidos já tem o botão de edição. Entretanto o conhecido site WABetaInfo investigou a última beta do WhatsApp 2.22.22.14 para ver como a implementação irá funcionar, e apesar de nada ainda estar ativo, mesmo em versão beta, existem algumas evidências iniciais para analisar. Por exemplo, parece que a aplicação vai dar aos utilizadores até 15 minutos para editarem as suas mensagens depois de as terem partilhado.

Uma vez editada, a mensagem aparecerá com uma etiqueta deixando claro que foi alterada. Isto surge ao lado da marca de tempo que mostra quando foi enviada. No entanto, apesar de tudo parecer simples ainda há algumas questões para resolver. Por exemplo não se sabe como as edições vão funcionar entre dispositivos, e o que acontece se o destinatário estiver offline durante a janela de edição. Claro que estas respostas só as iremos ter em breve.

Embora isto seja um progresso, ainda sabemos muito pouco sobre a cronologia de lançamento do WhatsApp para a edição de mensagens. Quando chegar, será que teremos algum tipo de histórico de edição visível ao estilo do Twitter? Poderá a implementação acabar por funcionar mais como a funcionalidade de edição de mensagens do Slack? É tudo coisas que ainda teremos de descobrir.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também