WhatsApp devia ser separado do Instagram?

A Meta, a empresa responsável por algumas das maiores redes sociais à face da terra, como é o caso do Facebook e Instagram, e que por acaso é também a empresa responsável por duas das maiores apps de comunicação na Internet, que é o caso do Messenger e WhatsApp, está neste momento a lidar com alguns problemas complexos.

Ou seja, um juiz do Tribunal Distrital de DC decidiu muito recentemente que a Meta tem de mudar a forma como existe no mercado. Isto porque, a seu ver, a Meta domina o mundo das redes sociais, especialmente depois de comprar e absorver o Instagram e o WhatsApp.

O que significa isto?

WhatsApp vai ter de ser separado do Instagram. Mas Trump não vai na conversa.

Meta motor de busca

Portanto, este processo foi apresentado pela primeira vez em 2020, pela FTC, mas já sofreu algumas alterações desde então. Aliás, a Meta pediu ao tribunal para encerrar todo o processado em Abril deste ano, porém, tal não aconteceu, com várias decisões a penderem para o lado da FTC.

Isto poderá significar que a Meta tem de separar os serviços? Talvez vender um deles?

Talvez sim, talvez não. Isto porque, com a chegada de Trump ao poder, é muito provável que a nova administração seja um pouco mais permissiva em relação às fusões e possíveis aquisições de grandes empresas. Aliás, é até muito provável que a atual presidente da FTC seja substituida por uma outra qualquer pessoa, mais ao estilo do novo Presidente dos Estados Unidos.

Aliás, é exatamente por isto que temos visto Mark Zuckerberg, e outras personalidades, a aproximar-se cada vez mais do agora Presidente Eleito.

Sim, até à tomada de posse, a FTC pode fazer alguma pressão para tentar forçar a Meta a separar o Instagram e o WhatsApp. Separando-os do resto das aplicações da Meta. Mas, com Trump a caminho da cadeira do poder, é muito provável que tal não aconteça, porque não há tempo suficiente para o fazer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também