Uma das melhores partes do Android Auto é a capacidade de enviar e responder a mensagens a partir de aplicações no seu telemóvel, mas para muitos, isto deixou e ser o caso, especialmente se utiliza o WhatsApp. Isto porque o WhatsApp deixou de funcionar bem nesta plataforma.
WhatsApp deixou de funcionar bem nesta plataforma! Cuidado!
O Android Auto pode integrar-se com muitas aplicações de mensagens populares e enviar mensagens a partir dessas aplicações através do Google Assistant, ou se preferir, do Assistente da Google. Isto inclui o Google Messages, Telegram, Facebook Messenger e muitos outros. No entanto, é provável que uma das mais utilizadas seja o WhatsApp.
No entanto, para muitos utilizadores, o suporte do WhatsApp no Android Auto não funciona.
Os utilizadores relatam através dos fóruns da Google, bem como no Reddit que, nos últimos dias, o WhatsApp no Android Auto não está a funcionar. O Assistente ainda pode ler as mensagens recebidas. No entanto, não pode enviar respostas ou novas mensagens. Esta situação começou no final da semana passada. Embora não esteja a acontecer a todos os utilizadores, parece estar razoavelmente generalizada.
Isto não parece ser causado por nenhuma versão especÃfica da aplicação para o Android Auto. No entanto é mais provável que seja um ajuste do lado do servidor que tenha corrido mal.
A Google ainda não reconheceu a falha e não é claro quando estará disponÃvel uma correção. Entretanto, os utilizadores continuam tecnicamente a poder enviar mensagens a partir do telemóvel, mas só o devem fazer quando for seguro!
Mas há mais questões a envolverem o Android Auto e também o Assistente de Voz
Durante anos, a ordem dos acontecimentos no envio de uma mensagem através de uma mensagem de voz no Android Auto foi simples. Depois de chamar o Assistente, o utilizador diz para quem quer enviar a mensagem e o conteúdo da mesma. O Assistente transcreve então a mensagem e lê em voz alta o que vai enviar em nome do utilizador. Depois de o utilizador confirmar, a mensagem segue.
Isso costumava ser tudo, mas recentemente o comportamento mudou.
O Assistente da Google no Android Auto começou recentemente a ler as mensagem uma segunda vez. Depois de confirmar o que se pretende enviar, o Assistente diz que está a enviar a mensagem e, em seguida, lê tudo uma segunda vez. Esta reiteração não parece servir realmente um objetivo. Isto porque não há forma de parar o envio quando a mensagem se lê novamente.
Esta alteração foi notada nas últimas semanas por alguns utilizadores, incluindo vários no Reddit na semana passada. Não há forma de a alterar, uma vez que acontece automaticamente através do Assistente.
No entanto, isso só acontece em novas mensagens.
Com as respostas, o processo não mudou. A mensagem inicial é lida e o utilizador selecciona o envio de uma mensagem de resposta. O Assistente ouve então a mensagem e transcreve-a, primeiro repetindo o que ouviu em voz alta antes de enviar efetivamente a mensagem.
Algumas pessoas também descobriram que o Assistente está a desativar o ditado um pouco cedo demais, mas este problema parece não ser tão generalizado.
Na realidade, este não é um grande problema, mas é um pouco frustrante que acrescente mais alguns segundos ao processo sem um bom motivo. Esperemos que a Google corrija o erro ou reverta a alteração efectuada. Isto também acontece alguns meses depois de a Google ter lançado um novo design para as respostas às mensagens de voz no Android Auto, bem como resumos de IA para mensagens mais longas.
Mas mais importante que isso é perceber agora quando a Google vai resolver o problema do WhatsApp que deixou de funcionar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!